Serviço de trabalho obrigatório

O Serviço de trabalho obrigatório (em francês, Service du travail obligatoire - STO) consistiu na requisição e transferência compulsória para a Alemanha nazi, de centenas de milhares de trabalhadores franceses para ajudarem ao esforço de guerra alemão nomeadamente em fábricas, na agricultura e nos caminhos de ferro.

Com a cumplicidade ativa do governo de Vichy (os trabalhadores franceses foram os únicos da Europa a ser requisitados por leis do seu próprio estado, e não por uma ordem dos ocupantes alemães), a Alemanha nazi impõe o STO para compensar a falta de mão de obra devido ao envio dos seus soldados para a frente de combate.

Fritz Sauckel, apelidado de "negreiro da Europa", foi encarregado de recrutar mão de obra em toda o continente, por todos os meios, e interessou-se particularmente pela França.

Um total de 600 000 a 650 000 trabalhadores franceses foram enviados à Alemanha, entre junho de 1942 e julho de 1944. A França foi o terceiro fornecedor de mão de obra forçada para o Reich, após a URSS e a Polônia, e foi responsável também pelo envio do maior contingente de trabalhadores qualificados.

Bibliografia

Ver também

Ligações externas

Ver também

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.