Saco vocal

Designa-se por saco vocal a membrana de pele de grande parte de rãs, sapos e relas, que serve como amplificador dos sons da chamada de acasalamento ou sons de aviso. A presença ou desenvolvimento do saco vocal é, em muitas espécies, um modo de determinar facilmente o sexo destes anfíbios.

Saco vocal na extensão máxima em exemplar de rela (Litoria chloris)

A estrutura e localização do saco vocal depende da espécie. Há três tipos principais de saco vocal, sendo o mais comum situado debaixo do queixo, designado “subgular madia”. Os outros dois tipos de saco vocal são compostos por um par de sacos, sendo o mais comum situarem-se nos lados do queixo (“vinculados laterais”) e mais raramente duas bolsas vocais debaixo do queixo (“vinculados subgulares”).

O saco vocal abre-se à cavidade vocal do animal, e tem duas fendas em cada um dos lados da língua. Para o chamamento o animal infla os pulmões e o ar é expelido pela laringe, para o saco vocal. As vibrações da laringe emitem um som, que ressoa no saco vocal. Essa ressonância causa a amplificação do som, e faz com que o som possa ser ouvido mais longe. Os músculos nas paredes do corpo forçam o ar a circular entres os pulmões e o saco vocal, enquanto a boca e narinas da rã se mantêm fechados em todo o processo.

Referências

  • Tyler, M. J. (1994). Australian Frogs A Natural History. [S.l.]: Reed Books. ISBN 0-7301-0468-0
  • «The Seattle Times: Natural Wonders». Consultado em 15 de junho de 2006
  • Cogger, H.G.; R.G. Zweifel, and D. Kirschner (2004). Encyclopedia of Reptiles & Amphibians Second Edition. [S.l.]: Fog City Press. ISBN 1-877019-69-0
  • Duellman, Willam E.; Linda Truels (1994). Biology of Amphibians. [S.l.]: The Johns Hopkins University Press. ISBN 080184780X
  • «Anurans - Vocal». Consultado em 19 de junho de 2006. Arquivado do original em 22 de agosto de 2004

Ver também

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.