Molho Lizano

Salsa Lizano, em português Molho Lizano (Salsa em espanhol significa molho), é um condimento Costa-riquenho, similar ao molho Worcestershire, mas adaptado ao gosto costa-riquense. A sua origem remonta a 1920, com o inicio da sua produção pela Lizano Company, agora parte da Unilever.[1]

Garrafa pequena de Salsa Lizano

Descrição e Ingredientes

É um liquido aquoso, fino, de cor café, com um sabor entre o ácido e o doce, e com um forte odor a especiarias. É constituído por água, açúcar, sal, vegetais (cenoura, cebolas, couve-flor e pepinos), especiarias (pimenta-preta e cominho, pimenta, mostarda e açafrão-da-índia. É utilizado frequentemente na cozinha costa-riquenha, tanto na preparação de pratos (como no gallo pinto), como directamente sobre a comida (caso dos tamales), um pouco como o ketchup nos outros países. É também muito utilizado em diversos pratos e ingredientes como ovos, arroz, feijão, queijo, caril e marinada para carnes.

História

A marca Lizano foi criada em 1920, por Don Próspero Lizano, na Costa-Rica, nasceu com o Encurtido Lizano (salmoura) e posteriormente com a Salsa Lizano, de seguida saiu para o mercado o Chile Tabasco Lizano, e em 1988 foi lançada a primeira campanha comercial da marca, sobre a maionese Lizano, e em 1994 deu-se uma expansão da linha de produtos da marca, com o lançamento de quatro novos produtos: molho china, molho inglês tipo Worcestershire e molho de soja.

Inovações

Em 2009, a Salsa Lizano renovou a sua imagem, com novo design e campanha. Também se deu na Costa Rica o lançamento do novo molho Salsa Lizano Suave, com 25% menos sal e com uma sabor mais leve, mas características de Lizano.

  1. Madri, Laura (13 de fevereiro de 2013). «La Nacion»
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.