Salvinia molesta

A Salvinia molesta é uma planta aquática, flutuante, da classe Pteridopsida e nativa do sudeste do Brasil. As folhas, têm de 0,5 a 4 cm de comprimento. Produz raízes secundárias e ainda terciárias modificadas que ajudam a "fixar-se" na água.[1]

Salvinia molesta
Classificação científica edit
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Clado: Tracheophyta
Divisão: Polypodiophyta
Classe: Polypodiopsida
Ordem: Salviniales
Família: Salviniaceae
Gênero: Salvinia
Espécies:
S. molesta
Nome binomial
Salvinia molesta

Reproduz-se assexuadamente, e é capaz de crescer a grande velocidade desde um pequeno fragmento de vegetal, e dobrar a população em poucos dias, resultando na cobertura da superfície de tanques, reservatórios de água, lagos por uma manta flutuante de 1 a 2 dm (raramente até 6 dm) de espessura. Assim, converteu-se numa praga em muitas partes do mundo. O crescimento vegetal bloqueia a luz solar necessária para outras plantas aquáticas, especialmente algas oxigenarem a água.

O insecto curculónido Cyrtobagous salviniae, encontrado no habitat nativo da S. molesta, está a ser estudado como um controlo biológico da praga.

Em Portugal

A espécie já foi introduzida em Portugal, tendo até ao momento sido controlada.[2]

Ligações externas

Referências

  • Guia Prático para a Identificação de Plantas Invasoras de Portugal Continental, Elizabete Marchante, Helena Freitas, Hélia Marchante, Edição de Imprensa da Universidade de Coimbra, ISBN 9898074701, 9789898074706
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.