Samjiyon

O Condado de Samjiyon é um kun, ou condado, na província de Ryanggang, Coreia do Norte. O nome deriva de três lagos do condado, conhecidos coletivamente como Lago Samji. Samjiyŏn está situado próximo ao Monte Paektu, e grupos de turismo voam para o aeroporto do distrito para poder ver a montanha, que tem um importante significado na mitologia norte-coreana.

Coreia do Norte Samjiyŏn

삼지연군

Condado de Samjiyŏn

 
  Condado  
transliterações em dialeto coreano
 Hangul 삼지연군
 Hanja 三池淵郡
Visão de Samjiyon
Visão de Samjiyon
Visão de Samjiyon
Localização
Mapa de Ryanggang mostrando a localização de Samjiyon
Mapa de Ryanggang mostrando a localização de Samjiyon
Mapa de Ryanggang mostrando a localização de Samjiyon
Coordenadas 41° 48' N 128° 19' E
País Coreia do Norte
Província Ryanggang
Características geográficas
Área total 1 326,14 km2 km²
População total 31 471 hab.

Muitas casas e edifícios em Samjiyon foram reformados recentemente e muitos novos edifícios, incluindo um centro de recreação para jovens, foram concluídos em 2005. As atividades mais populares em Samjiyŏn são o esqui e várias atividades para crianças em idade escolar, que usam a área circundante ao Monte Paektu para realizarem atividades semelhantes ao escotismo durante as férias ou passeios escolares. Em dezembro de 2019, Kim Jong-un inaugurou uma expansão completa do condado, descrita pela mídia estatal como uma cidade "moderna", com residências e parques industriais.[1]

Divisões administrativas

O condado de Samjiyon é dividido em 1 ŭp (cidade) e 10 rodangjagu (distritos de trabalhadores):

  • Samjiyŏn-ŭp (삼지연 읍)
  • Chunghŭng-rodongjagu (중흥 로동자 구)
  • Homul-lodongjagu (호물 로동자 구)
  • Hŭnggye-rodongjagu (흥 계수 로동자 구)
  • Mubong-rodongjagu (무봉 로동자 구)
  • Paektusan Mir'yŏng-rodonjagu (백두산 밀영 로동자 구)
  • Posŏ-rodongjagu (보 서로 동 자구)
  • P'ot'ae-rodongjagu (포태 로동자 구)
  • Rimyŏngsu-rodongjagu (리명수 로동자 구)
  • Sinmusŏng-rodongjagu (신무성 로동자 구)
  • T'ongnam-rodongjagu (통남 로동자 구)

Transporte

Ar

Aeroporto de Samjiyŏn

O condado de Samjiyŏn é servido pela Força Aérea Popular da Coreia, em conjunto com a transportadora Air Koryo, que opera voos regulares e serviços de fretamentos entre Samjiyŏn e Pyongyang, Wonsan e Chongjin. Em 2005, o aeroporto foi fechado devido a grandes reformas, que foram parcialmente subscritas pela corporação Hyundai.

Ferrovia

O condado de Samjiyon também é servido pela linha Samjiyon da ferrovia de via estreita da Ferrovia Estatal Coreana. A construção de uma nova linha, com 78 quilômetros, ligando Pukbunaeryuk, em Hyesan, a Samjiyon está em andamento desde 2008, com 80% da pavimentação e 70% das estruturas da linha tendo sido concluídos em junho de 2015;[2] a nova estação terminal será no distrito de Chunghung, Samjiyon.[3]

Estação Ferroviária Hyesan No.1 / Wangdok

A atual estação de trem presidencial está localizada próxima de Uihwa-ri, no condado de Pochon, Ryanggang, em um desfiladeiro muito estreito, o que dificulta o ataque aéreo. As instalações desta estação são muito mais sofisticadas do que a estação civil Hyesan Chongnyon, nas proximidades.[4] Oficialmente chamada Estação Ferroviária Hyesan No.1, é conhecida como Estação Wangdok devido à estação original de 1985 ter sido construída a somente 2 quilômetros de Wangdok.

A primeira estação foi construída em 1985, mas como era facilmente vista da China, em 1989 foi destruída e movida para um segundo local, a 2 quilômetros ao norte da atual terceira localização. No entanto, ao inspecionar as instalações já concluídas, Kim Il-sung considerou-as inadequadas, pois eram passíveis de serem vistas desde as montanhas em território chinês. Ordenando uma terceira reconstrução, a segunda estação acabou sendo tomada pela Samjiyon Precision Machinery Factory (a Fábrica de Munições nº 95) após a conclusão da atual terceira localização, em 1992.[4] Esta terceira estação está localizada diretamente na Estrada Turística da Montanha Paektu, que dá acesso direto ao complexo do palácio de Kim Il-sung. 20 funcionários civis e dois esquadrões militares protegem a área imediatamente ao redor da estação. Durante a visita presidencial anual, geralmente em julho ou agosto, toda a população civil é empregada para limpar o sistema de transporte e o ambiente local.

Turismo

O Grande Monumento de Samjiyon

O Grande Monumento de Samjiyon consiste de quatro grupos de esculturas chamadas em inglês de On the Battlefield, Fatherland, Longing e Forwards.[5]

Palácios presidenciais

Samjiyon foi um destino de férias para dois presidentes da Coreia do Norte. Kim Il-sung e Kim Jong-il estabeleceram palácios e complexos na área, acessados por uma estação ferroviária especialmente desenvolvida e exclusiva para o trem presidencial.

Clima

Samjiyon possui um clima subártico (de acordo com a classificação climática Köppen-Geiger) com verões frescos e invernos frios e secos.

Dados climatológicos para Samjiyon
Mês Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Ano
Temperatura máxima média (°C) −11,2 −8,7 −2,2 7,4 15,0 18,5 21,4 19,9 15,1 8,3 −1,1 −9,2 6,1
Temperatura mínima média (°C) −23,6 −21,8 −14,6 −6,1 0,7 6,3 11,5 9,8 2,5 −5,2 −12,7 −20,8 −6,2
Precipitação (mm) 10 11 21 46 72 127 173 172 76 36 23 14 781
Fonte: Climate-Data.org[6]

Esporte

O condado possui um dos três prêmios de patinação de velocidade no gelo do país.[7]

Ver também

Referências

  1. «North Korea's Kim celebrates completion of 'modern mountainous city'». Reuters
  2. «Samjiyon Railway Line». North Korean Economy Watch
  3. «혜산~삼지연 철길, 정치적 의도 내포». Radio Free Asia
  4. http://www.dailynk.com/english/read.php?cataId=nk01300&num=2685
  5. Bärtås, Magnus; Ekman, Fredrik (2014). Hirviöidenkin on kuoltava: Ryhmämatka Pohjois-Koreaan. Tammi (em finlandês). Helsinki: [s.n.] ISBN 978-951-31-7727-0
  6. «Climate: Samjiyon» (em inglês). Climate-Data.org. Consultado em 8 de junho de 2016
  7. «Rink card of: Icestadion Samji Samjion (Samjiyŏn)». www.speedskatingnews.info

Ligações externas

Notas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.