San'indō

San'indō (山陰道?) é um termo que denotava uma antiga divisão regional do Japão, correspondendo a boa parte da atual região de San'in, bem como a estrada principal que cortava a região.[1] San'in significa "o lado escuro da montanha", enquanto , dependendo do contexto, pode ser uma estrada, ou um circuito, no sentido de delinear uma região. O nome deriva da ideia de que o lado norte da cadeia de montanhas que corta a ilha de Honshū era o lado "escuro", enquanto o sul era o lado "ensolarado" (山陽 San'yō).

San'indō

A região foi estabelecida como parte do Gokishichidō (cinco províncias e sete circuitos) durante o Período Asuka (538-710), e consistia das seguintes oito províncias: Tanba, Tango, Tajima, Inaba, Hōki, Izumo, Iwami e Oki.[2] Entretanto, esse sistema foi desaparecendo ao longo dos séculos a partir do Período Muromachi (1333-1467).

A estrada San'indō, contudo, continuou sendo importante, e muito utilizada durante o Período Edo (1603-1867). Percorrendo leste a oeste, seu término do lado oriental, assim como a maioria das estradas medievais (街道, kaidō), era Kyoto. Dali, seguia pela costa do Mar do Japão para Hagi, perto de Shimonoseki, o término ocidental das estradas San'indō e San'yōdō, próximo ao extremo ocidental da ilha de Honshū. Embora a estrada originalmente acabasse a oeste de, os senhores do Domínio de Chōshū em algum momento do Período Edo deslocaram o final da estrada para Yamaguchi.

Como se poderia imaginar, a estrada teve um importante papel estratégico e logístico em diversas situações militares ao longo dos anos. Ashikaga Takauji no século XIV, Akechi Mitsuhide no século XVI e muitos outros a usaram para fugir de conflitos, para retornar ao núcleo do país (kinai), ou para mover tropas. Vários daimyō usaram a estrada durante suas viagens obrigatórias (sankin kotai) até Edo sob o xogunato Tokugawa. E claro, a estrada servia para o transporte cotidiano de mercadores, artistas, peregrinos e outras pessoas comuns.

Hoje, as estradas Rota 9, San'in Expressway e a Linha Principal San'in da West Japan Railway Company seguem o trajeto aproximado da San'indō.

Referências

  1. Titsingh, Isaac. (1834). Annales des empereurs du japon, p. 65.
  2. Titsingh, p. 65 n3.

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.