Sandomierz

Sandomierz (Sandomiria) (pronúncia [san'domʲɛʂ]) é um município da Polônia, na voivodia de Santa Cruz e no condado de Sandomierz. Estende-se por uma área de 28,69 km², com 23 193 habitantes, segundo os censos de 2017, com uma densidade de 840,9 hab/km².[1][2]

Sandomierz
Sandomierz

Câmara Municipal de Sandomierz
Voivodia Santa Cruz
Condado Sandomierz
Área 28,69 km²
População (2017) 23 193[1][2] habitantes
Densidade 840,9 hab/km²
Altitude 200 metros
Código telefônico 15
Matrículas de automóveis TSA
Localização
Localização de Sandomierz na Polónia 50° 40' 56" N 21° 44' 56" E
Cidade da Polónia

História

Praça da cidade velha em Sandomierz

Sandomierz é uma das mais antigas e históricas cidades da Polônia. Achados arqueológicos, ao redor da cidade, indicam que seres humanos habitam a área desde o período neolítico. A cidade surgiu no início da Idade Média, devido a sua excelente localização na junção dos rios Vístula e San e no trajeto de importantes rotas de comércio.

A primeira menção conhecida da cidade data do início do século XII, quando o cronista Galo Anônimo classificou-a juntamente com as cidades de Cracóvia e Breslávia como uma das principais da Polônia. No testamento de Boleslau III, em que ele dividiu a Polônia entre seus filhos, Sandomierz foi designada como a capital de um dos principados resultantes.

Ao longo do século XIII a cidade sofreu saques e devastações com as invasões mongóis em 1241, 1259 e 1287. Os antigos prédios de madeira da cidade foram completamente destruídos. Em conseqüência, em 1286 a cidade foi efetivamente refundada por Lesco II, o Negro, quando recebeu os privilégios de cidade. O documento da fundação ainda está preservado nos arquivos da cidade.

Depois que as terras polonesas foram reunificadas no século XIV, os antigos principados formaram a voivodia de Sandomierz, incorporando grandes porções de terras do sudeste da Polônia. Nesse tempo Sandomierz tinha cerca de 3000 habitantes e era uma das maiores cidades da Polônia. No meio do século XIV a cidade foi novamente incendiada durante a invasão dos lituanos. Foi reconstruída no reinado de Casimiro III da Polônia. O traçado da cidade permanece praticamente o mesmo desde aqueles tempos até hoje.

Os trezentos anos que se seguiram, até o meio do século XVII, foram muito prósperos para a cidade. Os prédios históricos mais importantes foram construídos nesse período. Seus anos dourados terminaram em 1655 quando as forças suecas capturaram a cidade durante o Dilúvio, um período negro da história da Polônia. Depois de curta permanência na cidade, os suecos retiraram-se após explodirem o castelo e causarem sérios danos a outros edifícios. Nos próximos 100 anos a economia da Polônia sofreu um declínio, que também afetou a cidade. Um grande incêndio em 1757 e a primeira partição da Polônia em 1772, que passou Sandomierz para o domínio da Áustria, reduziram sua importância. Em conseqüência, Sandomierz perdeu o seu papel de capital administrativa.

Em 1809 a cidade sofreu danos durante as lutas entre as forças da Áustria e o Ducado de Varsóvia no período das Guerras Napoleônicas. Depois de 1815 ela foi anexada ao Império Russo (Polônia do Congresso). Nessa ocasião ele possuía 2640 habitantes.

A cidade mais uma vez sofreu sérios danos durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1918 novamente ela fez parte da Polônia independente. No período de entre-guerras a cidade tornou-se a capital da Região Industrial Central, o principal esforço da Polônia para o desenvolvimento de suas indústrias estratégicas. Contudo, o projeto foi interrompido pelo início da Segunda Guerra Mundial e a cidade não se tornou um centro industrial. Em setembro de 1939, após a invasão alemã da Polônia, a cidade foi ocupada pela Alemanha e fez parte do Governo Geral. A população de judeus da cidade, constituída de cerca de 2.500 pessoas, pereceu durante o Holocausto, a maioria nos campos de extermínio de Bełżec e Treblinka. A cidade foi capturada pelo exército soviético em agosto de 1944.

Durante o período em que a cidade fez parte da comunista República Popular da Polónia o maior desenvolvimento industrial ocorreu em Sandomierz, preservando o seu aspecto de pequena cidade cheia de monumentos históricos e paisagens preservadas. Em 1999 a cidade tornou-se a capital de condado.

Atrações turísticas

  • Igreja de Santiago
  • Castelo
  • Montanha Pimenta
  • Catedral Basílica
  • Praça da Cidade Velha
  • Igreja do Espírito Santo
  • Igreja da Conversão de São Paulo
  • Gorge de Rainha Edviges
  • Caminho de Pequena Polônia

Referências

  1. «Sandomierz (Santa Cruz) mapas, imobiliário, GUS, acomodações, escolas, região, atrações, códigos postais, desemprego, salário, ganhos, educação, tabelas, demografia, jardins de infância». Polska w liczbach (em polonês). Consultado em 25 de janeiro de 2020
  2. GUS. «Área e população no perfil territorial em 2016». stat.gov.pl (em inglês). Consultado em 25 de janeiro de 2020

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.