Santissimo Crocifisso nel Cimitero di Santo Spirito

Santissimo Crocifisso nel Cimitero di Santo Spirito era uma capela barroca localizada para o noroeste da esquina da Via del Gianicolo com a Via Urbano VIII, no rione Trastevere. Era dedicada a Vera Cruz.

História

Esta era a capela funerária do Cimitero di Santo Spirito, o cemitério do Arcispedale di Santo Spirito, fundada pelo papa Bento XIV em 1744 durante as obras de reorganização do hospital, que incluíram a construção de um novo cemitério distante dos edifícios do hospital. O arquiteto do projeto todo foi Ferdinando Fuga[1].

O cemitério foi fechado em 1891, quando a igreja principal do complexo, Santa Maria del Rosario nel Cimitero di Santo Spirito, foi demolida e a maior parte dos restos humanos foi levada para o Campo Verano. Porém, o contorno do cemitério se manteve por mais trinta anos, quando o local todo foi liberado, em 1928, como parte do projeto de construção de um conjunto de edifícios do Collegio di Propaganda Fide. Estes edifícios hoje formam a Pontifícia Universidade Urbaniana[1].

Descrição

O local onde a capela ficava é privado e geralmente não é acessível. Ele fica para o sudeste das extremidades das duas alas paralelas do edifício principal, entre elas e a pequena área gramada elíptica com árvores onde a via se subdivide. Com relação à aparência da capela, um pequeno desenho de 1850 ainda existe.

A entrada para o cemitério se dava através da igreja principal e uma passarela murada dos dois lados seguia para o sudoeste até um pórtico. O cemitério propriamente dito era um grande espaço retangular murado, com o pórtico em um dos lados menores e uma curva absidal do outro. A capela estava inserida no ponto central desta curva. As paredes do cercado eram divididas para formar uma série de edículas arqueadas que abrigavam relevos sobre temas piedosos.

O cemitério era conhecido como "Centocinque sepolture".

A capela propriamente dita era um pequeno edifício com planta elíptica, quase circular, e com uma minúscula abside retangular com um arco triunfal. Havia uma cúpula de tambor baixo, sem lanterna, mas com um finial em cruz. A entrada era através de um propileu com uma passagem arcada alta flanqueada por pilastras dóricas que sustentavam um frontão triangular[2].

Referências

  1. Armellini, Mariano (1891). Le chiese di Roma dal secolo IV al XIX. Cappella del Crocifisso nel Cimitero di S. Spirito (em italiano). Roma: Tipografia Vaticana. p. 658. OCLC 9269651
  2. «Mapa da região (nº 1235)» (em inglês). Mapa de Nolli (1748)
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.