Sarah Essen Gordon

Sarah Essen Gordon é uma personagem fictícia das histórias em quadrinhos publicadas pela DC Comics, criada por Frank Miller e David Mazzucchelli como uma coadjuvante de algumas histórias do Batman.

Sarah Essen Gordon
Informações gerais
Primeira aparição Batman #405 (Março de 1987)
Editora DC Comics
Características físicas
Espécie Humana
Família e relacionamentos
Parentes James Jim Gordon
Informações profissionais
Ocupação Departamento de Polícia de Gotham City

Biografia ficcional da personagem

Ela aparece pela primeira vez em Batman #405, em parte do enredo de Batman: Ano Um. Sarah Essen é uma detetive que trabalha em parceria com o então tenente James Gordon.[1] Sua idade exata nunca foi revelada, mas foi descoberta na romantização de Greg Rucka do enrendo de Terra de Ninguém onde ela é 12 anos mais nova do que Gordon. As habilidades de detetive de Sarah são demonstradas durante suas tentativas conjuntas com Gordon para capturar o Batman; Ela adivinha (precisamente) que ele é o Bruce Wayne em virtude da história dele e do dinheiro necessário o arsenal do Batman. Ela e Gordon, que estava casado na época, começaram um breve caso. Mas quando o comissário corrupto Gillian B. Loeb tenta chantageá-los, Gordon termina o caso e confessa suas ações a sua esposa Barbara. Sarah deixa Gotham City e vai para Nova York logo depois.

O editor Denny O'Neil depois escolheu para reviver a personagem como uma investigadora e um interesse amoroso para Gordon. Quando ela retorna em Batman # 458 (Janeiro de 1991), explica-se que Sarah havia se casado com um policial de Nova York que foi morto em um busto de drogas. Gordon tinha muito tempo desde que se divorciaram, e os dois começam um relacionamento sério, acabou resultando na proposição de Gordon com ela numa noite em que a delegacia está sob ataque por um trio de vilões com poderes elétricos. Os dois se casaram em Legends of the Dark Knight Anual # 2 (1992).

Quando James Gordon é rebaixado pelo prefeito Armand Krol em Batman # 519 (Junho de 1995), Sarah é fica em seu lugar. Gordon depois demite-se do Departamento de Polícia de Gotham City na mesma edição. Ela assume a colaboração de Gordon com Batman e Robin, mas não gosta do trabalho. Mais tarde, a própria Sara é demitida da DPGC por Krol, que agora é um " pato manco ", depois de perder recentemente a eleição para prefeito contra Marion Grange. Essen é substituída como Comissário por Andrew Howe, um amigo próximo de Armand Krol. Grange mais tarde re-instaura James Gordon como Comissário, e também re-contrata e promove a Sarah que servirá de ligação entre o GCPD e gabinete do prefeito.

Sarah é assassinada pelo Joker em Detective Comics # 741 (Fevereiro de 2000), no final do arco "Terra de Ninguém". O Joker havia sequestrado dezenas de crianças e estava segurando-los no porão da delegacia. Sarah é a primeira a alcançar a posição de Joker. Embora ela tenha lhe a mão armada, o Coringa atira uma criança para ela, e Sarah instintivamente deixa cair sua arma para pegar a criança, salvando-o de uma lesão e leva um tiro na cabeça.

Em outras mídias

Televisão

  • Essen fez sua primeira aparição na série Gotham, interpretada por Zabryna Guevara.[2] Nesta versão, ela é a capitã do Departamento de Homicídios da Polícia de Gotham City e a chefe de James Gordon e Harvey Bullock. No início da segunda temporada, ela é promovida à comissária, substituindo Gillian B. Loeb. Entretanto, ela é assassinada no segundo episódio por Jerome Veleska, o líder de uma quadrilha de criminosos psicóticos chamados "The Maniax". Em oposição aos quadrinhos, Gordon e Essen não possuem uma história romântica na série de televisão, sendo que a sua relação é estritamente profissional.

Cinema

  • A Detetive Sarah Essen aparece em Batman: Ano Um, com a atuação de voz da atriz Katee Sackhoff.
  • Sarah Essen faz uma aparição como a esposa de James Gordon na animação Batman: The Dark Knight Returns.

Videogame

  • Em Batman: Arkham City, embora a própria Sarah Essen não seja referenciada explicitamente, 'Sarah' é a senha utilizada pelos homens de Gordon quando se infiltram em Arkham City para se identificarem como parte da equipe de ataque dele ao conversar com Batman; O Batman tenta resgatar a equipe quando eles foram capturados pelo Pinguim.

Referências

  1. Batman (vol. 1) #405. [S.l.: s.n.] Março de 1987
  2. Marechal, AJ (11 de fevereiro de 2014). «Fox's 'Gotham' Casts Classic 'Batman' Characters the Penguin, Alfred Pennyworth». Variety (em inglês)
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.