Scala Dei
O livro conhecido como Scala Dei (Escada de Deus), também chamado Tractat de contemplació (Tratado de contemplação) é uma obra escrita por Francesc Eiximenis possivelmente o ano 1399 em Valência em catalão e dedicada a Maria de Luna, rainha da Coroa de Aragão e esposa do rei Martim I de Aragão.

Gênese
Algumas partes do Llibre de les dones, en concreto as relativas ao Tratado de penitência e ao Tratado de contemplação, se adicionaram ao livro que possivelmente ofereceu Eiximenis à rainha Maria de Luna com motivo da coroação do seu marido Martim I de Aragão (e de ela miesma), como indicou Andreu Ivars.[1] Sabemos que a coroação do rei teve lugar o 13 de abril de 1399, e a da rainha o 23 de abril de 1399.[2]
Conteúdo
O livro conhecido como Scala Dei (Escada de Déus), é composto por conseguinte com partes do mencionado Llibre de les dones. Além dos fragmentos transcritos literalmente desta última obra, se resumem en certa maneira os capítulos 101 a 274 (referentes às virtudes teologais, às virtudes cardinais, os dez mandamentos, os pecados capitais e os sentidos), como indica o estudoso Curt Wittlin.[3] Este libro pertence ao género dos devocionários, un gênero literário muito popular na Idade Média tardia e especialmente popular entre as classes altas.
Edições digitais
Manuscritos
- Edição na Biblioteca Virtual Joan Lluís Vives do Ms. 88 do Fondo de Reserva da Biblioteca da Universidade de Barcelona.
Incunábulos
Edições modernas
A Scala Dei dentro das obras completas on line
Referências
- Scala Dei. Barcelona. PAM. 1985, p. 93. Transcripção, nota preliminar e nota final de Curt Wittlin.
- D. A. Dietari del Consell antich barceloní. V.I. Barcelona. Impremta d’en Henrich y companyia. 1892, p. 77. (em catalão)
- Wittlin, Curt J. De Lo Llibre de les dones a la Scala Dei. Actes del Tercer Col·loqui d’Estudis Catalans a Nord-Amèrica. PAM. 1983. 139-152. (em catalão)