Schützenverein

As Schützenverein (em português, Sociedade de atiradores) são, em países germânicos, associações voluntárias de tiro, tanto a nível olímpico quanto de armas históricas.

Historicamente, essas associações originaram-se na cidades autônomas medievais da Alemanha, como uma forma de organizações de autodefesas das cidades, em especial contra abusos dos senhores feudais, do poder real, bem como a proteção da cidade contra saqueadores e invasores.

Hoje em dia essas sociedades de tiro estão presentes com esse mesmo nome na Alemanha, Áustria, Tirol Meridional (Itália) e Suíça. Os membros praticam tiro esportivo com regras estritas, a maioria de acordo com as regras olímpicas, e a maior parte das armas utilizadas são rifles, pequenas pistolas, e bestas.

A organização dos "Schützenverein" na Alemanha é promovida pela "Deutscher Schützenbund", originalmente fundada em 1861 em Gotha e refundada após a Segunda Guerra Mundial, em 1951 na cidade de Frankfurt. Ela conta com cerca de 15.000 clubes e 1.500.000 de membros (Schützen), sendo assim, a terceira maior organização de esportes na Alemanha.

A origem da palavra "Schützen" significa "protetor" e está ligada às companhias de atiradores livres ("Schützenkompanien") existentes na Áustria (Tirol, Vorarlberg, Salzburgo), Itália (Trentino-Südtirol) e Alemanha (Bayern). Sua origem está no ano de 1511 com a organização de grupos paramilitares no Tirol pelo Imperador Maximiliano de Habsburgo. Durante as invasões napoleônicas contra o antigo Sacro Império Romano-Germânico, a população da região do Tirol pegou em armas através de uma rebelião popular liderada pelos atiradores livres ("Schützen"), cujo líder supremo foi Andreas Hofer.

Ver também

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.