Schwäbisch Hall

Schwäbisch Hall é uma cidade da Alemanha, no distrito de Schwäbisch Hall, na região administrativa de Estugarda, estado de Baden-Württemberg.[1]

Schwäbisch Hall

Brasão Mapa
Brasão de Schwäbisch Hall
Schwäbisch Hall está localizado em: Alemanha
Schwäbisch Hall
Mapa da Alemanha, posição de Schwäbisch Hall acentuada
Administração
País Alemanha
EstadoBaden-Württemberg
Região administrativaEstugarda
DistritoSchwäbisch Hall
PrefeitoHermann Josef Pelgrim (SPD)
Partido no poderSPD
Estatística
Coordenadas geográficas49° 06' 44" N 9° 06' 15" E
Área104,24 km²
Altitude301 m
População36.556 (2004)
Densidade populacional351 hab./km²
Outras Informações
Placa de veículoSHA
Código postal74501-74523
Código telefônico0791
Websitesítio oficial

História

Schwäbisch Hall foi fundada no século XII, no momento em que o bispo Gebhard von Würzburg mandou construir a igreja de São Miguel e o mercado da cidade. Porém Schwäbisch Hall possui vestígios de uma salina celta do século I a.C.. O nome da cidade (Hall significa 'sal') mostra sua origem celta.

Apesar do nome da cidade, não pertence à região que a denomina (Suábia). Na verdade, deveria chamar-se "Fränkisch Hall" (relacionada à Francônia). O engano espalhou-se principalmente na época nazista, porque acreditava-se que toda região do antigo Reino de Württemberg pertencia à Suábia.

A produção de sal foi uma das atividades comerciais da cidade até o século XIX. Na Idade Média, esta era uma das atividades mais rentáveis e acabou por proporcionar o título de cidade imperial livre, tornando-se base de apoio ao imperador o que trazia alguns privilégios.

A cidade ganhou importância mesmo com a cunhagem de moedas de prata que chamavam-se "heller", cuja origem está relacionado à dinastia de Frederico Barbarossa (1122-1190). As figuras do brasão da cidade, uma cruz e uma mão, compunham a moeda, que era utilizada em todo o Sacro Império Romano-Germânico devido ao prestígio da cidade. A partir do século XIV, diminuiu a produção o que acarretou perda de importância. No entanto, há referências à estas moedas na tradução da Bíblia feita por Lutero e também em outras obras literárias. Nos dias atuais, "heller" é usado ainda para referir-se a moeda no sul da Alemanha.

Com Johannes Brenz, a cidade integrou-se à Reforma Protestante. Durante a Guerra dos Trinta Anos, a cidade participou da Liga Protestante.

Em 1680, os Gelbinger, moradores de uma região, incediaram o centro medieval durante lutas pela hegemonia no local. A reconstrução da cidade foi financiada pela produção salineira, sendo que ainda nesta época Schwäbisch Hall possuía a maior salina do país.

Durante os ataques aéreos em 1944, o banco de Leipzig queria um lugar seguro para sua sede, e acabou por escolher Hall porque não havia indústrias na cidade e portanto não seria atacada. Com a divisão do país após a Segunda Guerra Mundial, o banco foi desmembrado e a parte que restava à cidade passou a chamar-se Bausparkasse Schwäbisch Hall. Hoje os alemães associam Schwäbisch Hall mais ao banco do que à cidade.

No século XX a produção industrial consolidou-se. Em 1934, começou a construção do aeroporto de Hessental, que foi amplamente utilizado pelos americanos quando as tropas dos Estados Unidos instalaram-se na região. Os americanos permaneceram na cidade até 1993.

Cidades-irmãs

As cidades-irmãs de Schwäbisch Hall são:

Referências

  1. «Bevölkerung und Erwerbstätigkeit 2011» (PDF) (em alemão). Statistisches Landesamt Baden-Württemberg. Consultado em 16 de fevereiro de 2013. Arquivado do original (PDF) em 17 de outubro de 2012

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.