Motoneta

Motoreta,[1] motoneta, "moto", motinha, ou o estrangeirismo scooter, também conhecido pelas marca genéricas lambreta e vespa, é um veículo motorizado de duas rodas no qual o condutor condiciona suas pernas para a frente de seu tronco, sobre uma plataforma, em vez de para os lados, como ocorre nas motocicletas.

Motoneta

Uma Zündapp Bella modelo 1958.

Tipo
two-wheeler (d)
underbone (en)
motorcycle based vehicle (d)
Lista de tipos de motocicletas

A Vespa é uma linha de motonetas fabricada pela primeira vez em Pontedera, Itália, pela Piaggio & Co, S.p.A. A apresentação das primeiras 15 motos Vespa ocorreu em abril de 1946, no Club de Golf de Roma. Os pais da nova moto eram o empresário Enrico Piaggio e o engenheiro aeronáutico Corradino D'Ascanio.

História

Ao terminar a Segunda Guerra Mundial, Piaggio teve a visão de um meio de transporte cômodo, de fácil manejo e barato. Com um primeiro protótipo que não lhe custou nada, recorreu a D'Ascanio. O engenheiro, que por sua vez gostava mais dos aviões que das motos, desenhou um veiculo de aspecto revolucionário para sua época: colocou o motor sobre a roda traseira e imaginou o guidão pensando em um trem de pouso de um avião. Diz a lenda que, quando Piaggio a viu, exclamou: «Bello, sembra una vespa» ("Bonito, parece uma vespa", em italiano), alucinado pela forma do veículo: parte traseira mais grossa conectada à parte frontal por uma cintura delgada, e o guidão como as antenas.[carece de fontes?]

As Vespas mais antigas possuem transmissões manuais, controladas através do giro do punho esquerdo, enquanto se aperta o manete da embreagem, escolhendo uma das 3 ou 4 marchas. Também tinham motores de dois tempos, exigindo uma mistura de óleo e gasolina para lubrificar o pistão e o cilindro. A mistura de óleo e gasolina produzia grande quantidade de poluentes. As crescentes restrições ambientais obrigaram a Piaggio a sair do mercado dos Estados Unidos em 1985. As Vespas teriam desaparecido totalmente de cena não fossem os entusiastas que mantiveram as clássicas motonetas em operação, reconstruindo-as e restaurando-as.

Maxiscooter

Motoneta elétrica estacionada no primeiro eletroposto do Brasil, instalado no Rio de Janeiro.[2]
Suzuki Burgman 650.
Piaggio X8 400.
Modelo de motoneta.

Uma maxiscooter, ou motoneta turística, é uma motoneta de grandes dimensões, com cilindrada entre os 250 e os 850 centímetros cúbicos (cc), com quadros de maior dimensão do que os das motonetas normais.

Este tipo de motoneta despertou um grande interesse nos consumidores quando a Honda introduziu no mercado a CN250 Helix/Fuzion/Spazio em 1986. Alguns anos mais tarde a Suzuki lançou no mercado as Burgman, com 400 cc e 650 cc, seguida por outras marcas que lançaram também motonetas com cilindradas entre os 400 cc e os 850 cc, como por exemplo a Honda (600 cc), a Aprilia/Gilera (839 cc), a Yamaha (530 cc) e a Kymco (700 cc).

Estas motonetas de cilindradas mais elevadas passaram a ter o motor montado no quadro, em vez de montado no braço oscilante da roda traseira. Esta transferência de peso originou uma deslocação do centro de gravidade para a frente, aumentando significativamente a manobrabilidade, permitindo também que fossem usadas rodas de maior diâmetro.

A estética associada a este tipo de motociclos, a adoção de uma transmissão completamente automática e a capacidade para transporte de bagagem criaram uma grande aceitação e apetência por este tipo de motociclos. Exemplo disso são a Aprilia Mana 850 cc e a Honda NC700D Integra; esta última construída a partir do quadro da Honda NC700X.

Alguns modelos de scooters

  • Lambretta
  • Vespa LX 200 E
  • Vespa PX 150
  • LML Star
  • Motorino Cappuccino
  • Motorino Velocette
  • Honda Lead 110
  • Honda Biz (é uma semi-motoneta, tendo em vista que os pés ficam separados e há a necessidade de passar marcha)
  • Honda PCX 150
  • Suzuki AN 125 Burgman
  • Yamaha Neo
  • Yamaha Jog
  • Yamaha Jog Teen
  • Sundown Future
  • Kasinski Prima
  • Kasinski Cab
  • Garinni GR 150 TI ou T3

Ver também

Referências

  1. «Motoreta». www.priberam.pt.
  2. Da Redação (10 de outubro de 2010). «Petrobras inaugura o primeiro posto para recarga de veículos elétricos do país». Exame. Consultado em 19 de novembro de 2019

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.