Sebastião Cruz

Sebastião Costa Cruz (Santiago de Bougado, 1918Coimbra, 1996) foi um sacerdote e professor português de Direito.

Professor catedrático das Faculdades de Direito da Universidade de Coimbra e da Universidade Católica Portuguesa, era também sacerdote na Arquidiocese de Braga. Doutorado em Direito em 1962, leccionou as disciplinas de Direito Romano, História do Direito Privado e Direito Concordatário Português. Exerceu os cargos de juiz dos Tribunais Eclesiásticos de Braga e de Coimbra, vice-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Braga, governador do Arcebispado de Braga e de presidente da Direcção da Casa de Infância do Doutor Elysio de Moura[1]. Publicou vasta obra nos domínios do Direito Romano e da História do Direito.


Em 2022, foi acusado de abusos sexuais por Cristina Amaral, uma antiga aluna da Casa de Infância Elísio de Moura[2].

Referências

  1. Prof. Doutor Sebastião Cruz Arquivado em 1 de fevereiro de 2010, no Wayback Machine., in Galeria Virtual da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra Arquivado em 5 de dezembro de 2010, no Wayback Machine.
  2. Portugal, Rádio e Televisão de. «Investigação RTP. Cristina Amaral foi abusada por padre em Coimbra». Investigação RTP. Cristina Amaral foi abusada por padre em Coimbra. Consultado em 17 de dezembro de 2022
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.