Selenidera maculirostris

O araçari-poca[2] (nome científico: Selenidera maculirostris), também conhecido como araçari-de-bico-pintalgado, araçari-tirador-de-leite ou saripoca-de-bico-riscado, é uma espécie de ave piciforme pertencente à família Ramphastidae. Pode ser encontrada em altitudes até 1000 metros, desde o Brasil à Argentina.

Araçari-poca

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1) [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Sub-reino: Metazoa
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Infrafilo: Gnathostomata
Superclasse: Tetrapoda
Classe: Aves
Subclasse: Neognathae
Ordem: Piciformes
Família: Ramphastidae
Género: Selenidera
Espécie: S. maculirostris
Nome binomial
Selenidera maculirostris
(Lichtenstein, 1823)
Distribuição geográfica

Caracterização

É uma ave de pequeno porte, medindo 33 cm de comprimento e pesando aproximadamente 170 gramas. Apresenta acentuado dimorfismo sexual. O macho possui cabeça, garganta e peito pretos, os quais são marrons na fêmea. O bico apresenta manchas bastante visíveis.

Vive na copa de florestas úmidas, em seu interior e nas bordas, basicamente na Mata Atlântica. Demonstra prefêrencia pelos estratos baixos e médios da vegetação. Registrado até 1000 metros de altitude.

Nativo da América do Sul, ocorre desde a Bahia, passando por Minas Gerais e descendo até o Rio Grande do Sul, região nordeste da Argentina, principalmente em Misiones, e leste do Paraguai.

É uma ave que vocaliza ao alvorecer ou de madrugada. Costuma-se dizer que quando os araçaris estão batendo o bico e promovendo algazarra é sinal de que o tempo vai virar. Como os demais araçaris, vários indivíduos costumam dormir juntos em um mesmo buraco de árvore. Pode passar despercebido ao contrário dos outros araçaris. Costuma beber e tomar banho nas bromélias no alto das árvores que ficam cheias de água da chuva.

Alimenta-se de frutos (como os das figueiras, palmitos, goiabas, embaúba e coquinhos de palmeiras), brotos e insetos. Eventualmente come filhotes de outras aves.

Costuma fazer seu ninho sempre no oco das árvores ou de um toco, onde a fêmea deposita de 2 a 4 ovos. O período de incubação dura mais ou menos 16 dias e é realizado tanto pela fêmea quanto pelo macho.

Sua vocalização é sequência de coaxos baixos, profundos e guturais, que poderiam ser confundidos com o canto de um sapo grande.

Existem duas subespécies dessa ave:

Ver também

Referências

  1. BirdLife International (2016). «Selenidera maculirostris». IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22682093A92931021. doi:10.2305/iucn.uk.2016-3.rlts.t22682093a92931021.enAcessível livremente
  2. «Os Nomes Portugueses das Aves do Mundo» (PDF). europa.eu. 20 de junho de 2021. Consultado em 13 de julho de 2023

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.