Semana Crioula Internacional de Bagé
A Semana Crioula Internacional de Bagé é um evento cultural e esportivo criado em 1972[1] com o objetivo de fomentar o turismo na cidade de Bagé e reunir os Centros de Tradições Gaúchas em uma única festa.
Trata-se de festa gaúcha popularmente chamada de rodeio crioulo com diversas competições campeiras e artísticas, dentre as quais se destaca a gineteada, o tiro de laço, prova de rédeas e ainda provas de melhor intérprete musical, melhor gaiteiro, melhor violonista, entre outros.
As últimas edições foram realizadas no Parque da Associação e Sindicato Rural de Bagé e fizeram parte do calendário oficial de eventos do estado do Rio Grande do Sul[2] com espetáculos musicais de artistas não só do Brasil, como do Uruguai e Argentina.
Referências
- Boucinha, Claudio Antunes; Lemieszek, Claudio de Leão (2012). «A Semana Crioula de Bagé». Gráfica e Editora São Rafael: 48. ISBN 9788565953023
- «Associação Rural adia realização da 38ª Semana Crioula | Editoria Cidade». Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler. 18 de outubro de 2017. Consultado em 18 de janeiro de 2022
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.