Sena Sugar Estates

A Sena Sugar Estates Ltd. foi uma empresa agroindustrial dedicada à produção de açúcar a partir de cana-do-açúcar, inicialmente formada com recurso a capitais maioritariamente britânicos, à qual foram concedidas extensas subconcessões de terras sob administração da Companhia da Zambézia, em Luabo e Marromeu, próximo da foz do rio Zambeze, e uma grande plantação de copra nas imediações de Chinde. A empresa, agora propriedade de um consórcio formado entre o Estado moçambicano e uma empresa das ilhas Maurício, foi reactivada em 2007 com o nome de Companhia de Sena[1].

História

Aspectos da Sena Sugar Estates na vila de Luabo nos anos 1920

A Sena Sugar Estates Ltd. teve origem na transformação em 1920 da Companhia do Assucar de Moçambique, uma empresa fundada em 1890 por John Peter Hornung e um pequeno grupo de investidores que resolveram explorar extensas propriedades de cana-de-açúcar que possuíam no vale do rio Zambeze, em Moçambique.

Sendo então Moçambique era uma colónia portuguesa, a empresa viu-se na necessidade de construir uma refinaria de açúcar em Lisboa com o objectivo de abastecer o mercado metropolitano português. Construída em Alcântara, nas proximidades do cais por onde desembarcariam as ramas, a refinaria foi inaugurada a 12 de Março de 1909, na presença do rei D. Manuel II de Portugal[2], recebendo o nome de Alcântara - Refinaria Colonial. A capacidade anual instalada era então de 20 000 toneladas de açúcar, principalmente açúcar areado branco e amarelo. Em 1950, a Refinaria Colonial autonomizou-se permanecendo as acções na posse da Sena Sugar Estates Ltd., tendo o nome alterado para SIDUL - Sociedade Industrial do Ultramar, SA[3].

Notas

  1. Açúcar - Sena volta a produzir cana no Luabo.
  2. «Industria Nacional». O Século. Illustração Portugueza. 2ª (161): 359. 22 de março de 1909. Consultado em 30 de março de 2022
  3. História da Sidul Arquivado em 22 de setembro de 2008, no Wayback Machine..

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.