Senhorio de Coucy

Os Senhores de Coucy eram os nobres titulares do (Sire de Coucy) Senhorio de Coucy. Era um senhorio medieval tendo por base o Castelo de Coucy, em Coucy-le-Château-Auffrique, na Picardia. A fortaleza ou castelo foi fundado por Hervê, arcebispo de Reims e permaneceu sob o controle desta diocese durante algum tempo até que, provavelmente, na última parte do século X. O status exato de Coucy tornou-se obscuro por quase um século antes do surgimento de Alberico ou Aubri (1059). Os senhores de Coucy, especialmente no século XIII, foram os mais poderosos magnatas dos sub-condados na Europa Ocidental, emantinham enlaces diversos com as famílias reais, como as da França, Inglaterra e Escócia. O senhorio acabou por ser absorvido no final do século XIV por Luís de Valois, duque de Orléans.

Castelo de Coucy - lado sul do jardim (parte da parede mais bem preservadas)
Brasão de Armas da Casa de Coucy.

Lista dos Senhores conhecidos do castelo de Coucy (Aisne)

  • Início do séc. X: Hervé ou Hérivé arcebispo de Reims de (900-922) : Fundador da Fortaleza de Coucy
  • (922-925) : Séulf ou Seuphes, arcebispo de Reims de 922 à 925 († 7-8-925)
  • (925-931) : Hugo de Vermandois, arcebispo de Reims, filho de Herberto II. Nascido em 920, morreu em 962
  • (925-927) : Rogério II de Laon (após 890 - †942) conde de Laon. Não é certo que, embora senhor, ele tenha possuído Coucy.
  • (927-934) : Herberto II, conde de Vermandois. Pai de Hugo de Vermandois.
  • (934-???) : Bernardo, conde de Senlis. Primo de Hugo de Vermandois. filho do conde Huberto de Senlis. Irmão de Sprota de Senlis, mãe de Ricardo I da Normandia
  • (???-949) : Hugo, o Grande, conde de Paris e Teobaldo I de Blois, conde de Blois, de Chartres e de Châteaudun
  • (949-???) : Artaud, arcebispo de Reims
Aguarela sobre os traços de grafite (Publicado em 1820)
As ruínas do château de Coucy. Releitura de um desenho de Viollet-le-Duc.

Entre Artaud e Alberico o castelo de Coucy pertenceu a vários senhores, entre eles os condes de Vermandois e de Blois.

  • (1059-1079) : Alberico de Coucy ou Aubri, senhor de Coucy. Fundou a abadia de Nogent-sous-Coucy, juntamente com a esposa Ada de Marle e a sogra Matilde de Marle, em 1059.

Casa de Boves

  • Drogo : senhor de Boves 1069
  • (1080-1116) : Enguerrando I ou de Boves, filho de Drogo de Boves, casou-se com Ada de Marle, esposa divorciada de Alberico. Senhor de Coucy, tornou-se também conde de Amiens pela influência da avó Adélia de Boves, esposa de Raul IV. Foi suprimido do senhorio de Coucy por Carlos o Gordo.
  • (1116-1130) : Tomás de Marle, filho do precedente, foi senhor de Coucy e de Marle, Conde de Amiens. Foi conde de Amiens por apenas dois anos (116-118) pois o condado foi confiscado pelo rei da França Luís VI, que o tirou da Casa de Boves e o confiou à Casa de Vermandois. Tomás foi morto pelo conde de Vermandois Raul I, o Valente, por ordem de Luís, o Gordo.
Os jardins do castelo, de inspiração medieval

Casa de Marle

Dos seus filhos Enguerrando III o sucedeu e Iolanda de Coucy casou-se com Roberto II conde de Dreux.

Ver também

Ligações externas

Referências e bibliografia

    This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.