Seraiquis

Seraiqui ou Seraiki (Urdu: سراییکی) é um povo do Paquistão, um dos mais numerosos do mundo que não possuem estado próprio. Os nativos do lugar (saraikis) são algo em torno de vinte e cinco milhões.

Seraiquis
سرائیکی
Músicos seraiquis (2012)
População total

c.26 milhões[1]

Regiões com população significativa
Paquistão25 324 637 (2017)[2]
Línguas
Seraiki
Religiões

Maioria:
Islão Minorias:
Cristianismo Hinduísmo

Siquismo
Etnia
Indo-arianos
Grupos étnicos relacionados
Sindis

História

Na década de 1990 os serviços secretos indianos começaram a apoiar o incipiente movimento Seraiqui e no final de 1993 uma Conferência Internacional Seraiqui teve lugar em Déli. O principal partido autonomista Seraiqui era, até há poucos anos, o Partido Paquistanês Seraiqui, dirigido por Taj Mohammed Langah, que reclamava autonomia completa e era membro da Pakistan Opressed Nations Movement (PONM). Recentemente, o Seraiki Qaumi Movement (Seraiki National Movement) converteu-se na principal força política nacionalista Seraiqui, reclamando a criação de um estado chamado Seraiquistão, que ocuparia a metade de Punjab.

Bandeira

Bandeira do principado de Bahawalpur e do Pakistan Seraiki Party
Bandeira do Seraiki Qaumi Movement e de facto bandeira nacional dos Seraiquis

Até 1993, oficial ou oficiosamente, os Seraiqui usavam a bandeira do antigo principado de Bahawalpur (cujos territórios eram o essencial da possível província Seraiqui) mas na proporção 2:3 e modificações menores na meia lua e estrela que provavelmente correspondia ao Pakistan Saraiki Party que ainda mantém a bandeira. Nos últimos anos, uma bandeira tomou força para ser considerada nacional dos Seraiquis: é a bandeira do Seraiki Qaumi Movement (Seraiki National Movement), que é hoje o maior movimento nacionalista Seraiqui. Compõe-se pelas cores vermelha (pela revolução), amarela (que simboliza a pobreza, a fome e as privações) e verde (esperança no futuro) em disposição vertical.

Referências

  1. «Saraiki». Ethnologue
  2. «Pakistan Census 2017» (PDF). www.pbs.pk. Consultado em 20 de setembro de 2020
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.