Sergio Chnee

Sergio Igor Chnee (, ) é um palestrante motivacional, coach, maestro e compositor brasileiro.

Sergio Chnee

É administrador de empresas formado pela Fundação Getulio Vargas e regente sinfônico pelo Conservatório Estatal Glinka (Rússia). Sergio Chnee é também diretor artístico do FMDE e do FIRSC. Atua como palestrante em capacitações ligadas à mudança, coaching, liderança e qualidade de vida. Em paralelo, atua como chefe escoteiro.

Biografia

No campo artístico começou estudando piano com seus avós, Rina Calzavara e Demétrio Kipman. Estudou canto com Caio Ferraz e Francisco Campos Neto, e composição com Aylton Escobar, Osvaldo Lacerda e Almeida Prado. Viveu na Rússia (1993) onde estudou regência com Mihail Kukúshkin e Iliá Mússin, no Conservatório Rimski-Kórsakov de São Petersburgo. Em 1994 mudou-se para a Sibéria estudando no Conservatório Glinka de Novossibirsk com Arnold Katz.[1] Acompanhou ao piano o soprano russo Etéri Gvazáva e dirigiu a Orquestra de Câmara Jovens Virtuoses da Sibéria em turnês internacionais.

Já regeu grupos como a Orquestra Filarmônica de Omsk, a Orquestra Filarmônica de Câmara de Novossibirsk (Rússia), a Orquesta Sinfónica Juvenil (República Dominicana), a Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, a Orquestra Sinfônica Municipal de Santo André, a Orquestra Antunes Câmara, a Orquestra Filarmônica de Santo Amaro, a Sinfonia Cultura, além de vários corais, como o Coral da Universidade Livre de Música. É o regente responsável pelo lançamento do programa “Música nas Escolas” das Secretarias de Estado da Cultura e da Educação do Estado de São Paulo.

Como compositor teve suas músicas interpretadas em várias cidades do Brasil e Alemanha, Rússia, Finlândia, Estônia, Bélgica, Angola, Colômbia, Estados Unidos e República Dominicana. Foi curador e Regente do Festival de Cultura Brasileira no Leste Europeu e do Festival de Música Coral de Santo André entre outros. É Principal Regente Convidado da Wasa Sinfonieta (Finlândia).

Ministrou aulas e master-classes de regência, composição, música de câmara e história da música no Conservatório de Tatuí e no Centro Cultural São Paulo entre outros locais e países. Profere as palestras do Clube do Ouvinte da Temporada Internacional de Concertos do Mozarteum Brasileiro desde 2002. Apresentou os programas “Vastók – A Música do Leste Europeu”, e “Regência Russa – Uma Escola” pela Rádio Cultura FM de São Paulo.

Criou trilhas sonoras para projetos cênicos e escreveu inúmeras composições para todas as formações, como, por exemplo, Pequena Fantasia Japonesa para Cravo (1998), Marcha para Os Mutilados da Guerra (2007) e Sinfonietta (2000).

Cds

  • Piano Brasileiro Contemporâneo - Em Família (2001)
  • Piano Brasileiro Contemporâneo II - Prelúdios (2003)
  • Piano Brasileiro Contemporâneo III - Para as Crianças (2005)
  • Piano Brasileiro Contemporâneo IV - Via Sacra (2013)
  • Piano: Sergio Chnee e Paulo Gazzaneo
  • Sinfonia do Bem - Obra de Jean Goldenbaum - Regência: Sergio Chnee (2010)

Premiações

  • Foi condecorado com a Comenda de Cultura da Sibéria, do Comitê de Cultura da Sibéria, pelos esforços de estreitamento cultural entre Brasil e Rússia.
  • Recebeu a Comenda da Igreja Ortodoxa Russa de Omsk, pelo apoio dado à igreja ortodoxa russa desde o século XIX até hoje, pela família Chnee.
  • Foi citado por três vezes pela Câmara Municipal de Serra Negra por serviços relevantes prestados à cultura naquele município.

Referências

  1. «INFLUÊNCIA RUSSA NO BRASIL - Maestros». www.filantropicapaulista.com.br. Consultado em 27 de janeiro de 2016. Arquivado do original em 31 de janeiro de 2016

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.