Serra de Rates

A serra de Rates é uma pequena cadeia montanhosa que divide o concelho da Póvoa de Varzim em Portugal Continental.

Serra de Rates
Serra de Rates
Campos de cultivo no vale da Serra de Rates
Serra de Rates está localizado em: Portugal Continental
Serra de Rates
Localização em Portugal Continental
Coordenadas 41° 26' 5" N 8° 42' 53" O
Altitude 202 m
Localização Concelho de Póvoa do Varzim, Portugal Portugal

O principal monte adjacente da serra é o monte de São Félix (202 metros).[1] O segundo maior monte é o monte da Cividade (153 metros).[2]

A Serra está povoada desde tempos ancestrais. Conhecem-se dois castros no topo dos seus principais montes e outros dois a nascente deste. De destacar a Cividade de Terroso, um dos maiores castros conhecidos; no entanto é reconhecido por ser um dos que por mais tempo foram habitados.[3] Durante o domínio romano da região, estes construíram uma estrada que atravessava toda a serra.[4]

A Serra divide o concelho da Póvoa de Varzim em duas áreas diferentes: a planície litoral e a montanha. As florestas são mais abundantes no interior e os solos têm menor influência marinha, o que, em última análise, molda a agricultura em ambas as partes do concelho, tornando-as diferenciadas.

A serra está envolta em lendas que estão na origem das devoções a São Pedro de Rates e São Félix.

Na Serra do Monte e Monte de Guardais situa-se o núcleo da Vila de São Pedro de Rates, que contrasta com o verde que o circunda, em especial durante a noite, quando as luzes das casas e das ruas da pequena vila se acendem. O local possui uma igreja milenar, a Igreja de São Pedro de Rates.

A Serra de Rates é um espaço agrícola bastante produtivo, destacando-se a produção de leite e de carne, que é a das maiores do país. De notar também a indústria de transformação de madeira.

Referências

  1. «Monte de São Félix». Turismo do Porto e Norte de Portugal
  2. «Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios» (PDF). Câmara Municipal de Póvoa do Varzim
  3. «Cividade do Terroso». Direção-Geral do Património Cultural
  4. Pedro Ferreira (2016). «Os caminhos da estrutura do território do Baixo Ave» (PDF)
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.