Serra dos Ancares

A Serra dos Ancares é uma cordilheira administrativamente dividida entre a Galiza e Castela e Leão, Espanha, no extremo sudoeste da Cordilheira Cantábrica. Está situada na parte mais oriental da província de Lugo e na parte mais ocidental da provincia de Leão.

Esta cadeia de montanhas tem como pontos culminantes o monte Cuíña, ao norte, cujo cume se situa a 1.978 metro de altitude, o Mustallar a 1.924 m. e o monte Miravalles a 1.969 metros[1]. Esta serra apresenta fraturas entre suas cristas, formando pequenos vales pelos quais acorrem os afluentes do rio Navia[2].

O clima predominante é o oceánico de altitude. Os mamíferos que se podem encontrar são o lobo, o corço e, ocasionalmente, o urso pardo. Entre as aves, destacam-se a águia cobreira e o tetraz-grande, extinto na parte galega da cordilheira. Quanto à flora, adjacente aos rios podem-se encontrar salgueiros e amieiros, sendo também frequentes as castanheiras, freixos e aveleiras, carvalhos e azevinhos, e, acima dos 1600 metros de altitude, predominam os arbustos; as urzes são predominante nos solos mais pobres e os piornos nas zonas mais férteis[3].

Recentemente, em 2006, foi declarada Reserva da Biosfera pela UNESCO[4].

Referências

  1. PEDRAYO, R. O. Guía de Galicia. 3 ed. Vigo: Galaxia, 1954.
  2. RIVERA, L. G.; ALBERTI, A. P.Historia Ecologica de Galicia. Santiago de Compostela: SEMATA, [200?], p. 36
  3. GONZALES, Alejandro Arias. Guía e rutas dos Ancares. Vigo: Editorial Galaxia, 1995, p. 13-14
  4. AGÊNCIA ESTADO. Unesco aprova 25 novas reservas da biosfera. Publicado em 27 out. 2006. Acesso em 20. dez. 2014
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.