Sheps do Brasil

Fundada em 1997, por Alberto Ferreira e Alessandro Saade, a Sheps do Brasil foi a primeira importadora de cervejas super premium do Brasil, criando e desenvolvendo esse segmento no país, de maneira pioneira e inovadora. Além disso, a Sheps do Brasil foi a precursora da Cervejaria Baden Baden, criada em 1999.[1]

Logo original da Sheps do Brasil, em 1997

História

A Sheps do Brasil foi fundada em 1997 por Alberto Ferreira e Alessandro Saade.

Alberto era um executivo do segmento de tecnologia e Alessandro era proprietário de uma empresa de importação. Ambos lecionavam na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo, e foi na sala de professores que eles tiveram a ideia de criar a Sheps do Brasil.

A empresa iniciou suas atividades importando cervejas especiais britânicas[2], até então desconhecidas no Brasil, desenvolvendo um novo segmento de mercado e uma nova categoria no país: as cervejas especiais.

Por meio de uma parceria exclusiva com a Shepherd Neame, considerada a cervejaria mais antiga da Grã-Bretanha[3], a Sheps do Brasil inicialmente trouxe ao país as cervejas Spitfire, Bishops Finger e Original Porter.

Outra cervejaria britânica representada no Brasil foi a Fuller's, principalmente por meio das marcas London Pride, ESB (Extra Special Bitter) e as Vintage Ales de 1998 e 1999, em suas edições numeradas e limitadas.

Pouco tempo depois, fechou outro acordo de exclusividade, dessa vez com a cervejaria canadense Unibroue, trazendo para o Brasil as cervejas artesanais Raftman, La Fin du Monde, Trois Pistoles, Maudite e Blanche de Chambly.

Em 1998, acontece uma mudança societária na empresa, com a saída de Alessandro Saade e a chegada de Aldo Bergamasco, executivo com grande experiência em varejo. Alessandro permanece colaborando até meados de 1999, contribuindo ativamente nas funções-chave da empresa.

A Sheps do Brasil continuou desenvolvendo o segmento de cervejas especiais com produtos importados até que, com a crise da desvalorização do real em janeiro de 1999 (conhecida como Efeito Samba), surgiu a ideia de produzir cervejas artesanais no Brasil, o que acabou levando à criação da Cervejaria Baden Baden.

Como os sócios da Sheps do Brasil—Alberto Ferreira e Aldo Bergamasco—foram dois dos quatro fundadores da Cervejaria Baden Baden, a Sheps[4] do Brasil exerceu as funções de Marketing, Vendas e Logística da cervejaria até o final de 2001, quando finalmente foi incorporada à Cervejaria Baden Baden e encerrou suas atividades de importação, construção de marcas e distribuição seletiva.

Referências

  1. «Schincariol compra cervejaria Baden Baden, de Campos do Jordão». Rio de Janeiro: Grupo Globo. O Globo. 18 de janeiro de 2007. Consultado em 18 de fevereiro de 2019
  2. «"Baden Baden" comemora seu quinto aniversário com lançamento da cerveja histórica "1999"». Ilhabela: Ilha Editorial. Revista Ilhabela. 20 de julho de 2005. Consultado em 18 de fevereiro de 2019
  3. Britcher, Chris (1 de novembro de 2018). «Shepherd Neame signs £107.5m financial restructuring deals». Grã-Bretanha: KM Media Group. Kent Online. Consultado em 18 de fevereiro de 2019
  4. «Baden traz sua grife de Campos». São Paulo: O Estado de S. Paulo. Estadão. 27 de abril de 2001. Consultado em 18 de fevereiro de 2019

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.