Serra Nevada (Estados Unidos)

A Serra Nevada (em inglês e espanhol: Sierra Nevada), também conhecida como The Sierra, é uma cordilheira que se situa na parte oriental do estado da Califórnia, com uma pequena porção que se estende pelo estado de Nevada.

Sierra Nevada
  acidente geográfico  
Serra Nevada (Estados Unidos)
O monte Whitney é o ponto mais alto da Serra Nevada e dos Estados Unidos Continentais
Localização

Localização da Serra Nevada dentro da Califórnia
Sierra Nevada está localizado em: Califórnia
Sierra Nevada
Coordenadas 37° 44' N 119° 34' O
Continente América do Norte
País  Estados Unidos
Localização
Características gerais
Tipo
Cordilheira
  • Cordillera americana
Cume(s) mais alto(s) Monte Whitney (4421 m)
Dimensões
Área 63 100 km²
Comprimento 640 km
Largura 105 km
Geologia
Geologia Rocha metamórfica
Idade 10 a 20 milhões de anos

O seu cume mais alto é o monte Whitney (4421 m). A Sierra Nevada oferece uma grande diversidade de paisagens. A variedade de fauna, de flora e de relevo depende da altitude e da orientação do terreno. Atrás da Sierra Nevada encontra-se um grande deserto, o Vale da Morte. A cordilheira conta como parques naturais como o Parque Nacional de Yosemite, famoso pelas suas florestas, cascatas, falésias e cúpulas graníticas.

Entre as localidades na Sierra Nevada encontram-se Carson City, Paradise, South Lake Tahoe, Truckee, Grass Valley, Mammoth Lakes, Sonora, Nevada City, Portola e Colfax.

A Sierra Nevada tem numerosos pontos de interesse científico, paisagístico e turístico, entre os quais:

Geografia

A Sierra Nevada em Lone Pine. Vê-se a vertente oriental da cordilheira e o lago seco de Owens
  • A Sierra Nevada estende-se ao longo de cerca de 700 km[1] do passo de montanha Fredonyer a norte ao passo Tehachapi a sul. Está enquadrada a oeste pelo vale central da Califórnia, e a leste pela Grande Bacia (Great Basin). Quanto mais para leste, mais as altitudes aumentam regularmente até à linha de arestas, para descer bruscamente do outro lado. As vertentes orientais dominam a muito ativa falha Owens (vale de Owens). É portanto uma cordilheira assimétrica. O gradiente da altitude aumenta à medida que se se aproxima do sul: o monte Whitney, o mais alto da cordilheira e da Califórnia, fica a sudeste.
  • Há mais de 100 milhões de anos, durante a orogenia do Nevada, formou-se granito a grande profundidade. A cadeia terá emergido há cerca de 4 milhões de anos, sendo assim relativamente recente.
  • Hidrologia: a maioria dos cursos de água que nascem na cadeia dirige-se para oeste e frena para os rios San Joaquin ou Sacramento. Certos rios correm para leste e terminam em depressões da Grande Bacia: é o caso do rio Walker (Nevada) e do rio Carson. O rio Owens drena para o lago Owens, mas a sua água é captada por um aqueduto que fornece a zona de Los Angeles desde 1913. Hoje o lago Owens está completamente seco.
  • A Sierra Nevada tem um clima de montanha. A cordilheira bloqueia a precipitação vinda de oeste. As temperaturas diminuem com a altitude. Devido ao vento Föhn, as regiões da Grande Bacia, que estão situadas mais para leste, são desertos de sombra de chuva onde sopra um vento quente e seco.

Acima dos 2500 m de altitude, no verão, o calor seco é intervalado por fortes tempestades com trovoada. A combinação de vegetação seca, fraca taxa de humidade e tempestades provoca frequentes fogos florestais.

Mês Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Ano
Temp. mínimas médias °C -3 -2 0 2 5 9 12 11 8 4 0 -3 3,8
Temp. máximas médias °C 9 13 15 18 23 28 32 32 30 23 14 9 20,5
Precipitação média (mm) 157 155 132 76 33 18 10 8 23 53 140 142 947
Fonte: « Temperatures & Precipitation », site do Parque Nacional de Yosemite, dados a 1220 m de altitude

Referências

  1. VV.AA. (2002). «Etats Unis». Encyclopædia Universalis (em francês). 8: 753-859. ISSN 2852295504 Verifique |issn= (ajuda) p.758
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.