Sigismond Stojowski

Sigismond Stojowski ou Zygmunt Denis Antoni Jordan de Stojowski (Kielce,Polônia, 4 de maio de 1870 - Nova Iorque, 5 de novembro de 1946) foi um pianista e compositor polonês.[1]

Sigismond Stojowski
Sigismond Stojowski
Nascimento Zygmunt Denis Antoni Jordan de Stojowski
maio de 1870
Strzelce, Świętokrzyskie Voivodeship
Morte 5 de novembro de 1946
Nova Iorque
Cidadania Polónia
Alma mater
Ocupação compositor, professor de música, pianista
Prêmios
  • Oficial da Ordem da Polônia Restituta
Instrumento piano

Inicialmente estudou com sua mãe. Mais tarde foi aluno de Władysław Żeleński . Com 17 anos, foi o solista em uma apresentação do Concerto nº3 para piano de Beethoven, em Cracóvia.

No ano seguinte, mudou-se para Paris, onde estudou piano, com Louis Diémer, e composição, com Léo Delibes. Seu primeiro sucesso como compositor foi a Sinfonia em Ré menor, Opus 21, premiada no Concurso Musical Paderewski, em Leipzig, em 9 de julho de 1898. Mais tarde, o pianista e compositor Paderewski tornar-se-ia seu professor e amigo.

Em 1905, Stojowski emigra para os Estados Unidos. No Instituto de Arte Musical, em Nova Iorque, passa a ser diretor do departamento de piano. Em 1924, este Instituto, aliado à Juilliard Graduate School, passa a ser chamado Juilliard School of Music, afamada escola de música, onde Stojowski voltaria a ensinar em 1932, e de 1940 a 1946.

Compôs dois concertos para piano e orquestra, além de várias peças para piano solo. Em suas composições, segue a tradição romântica. O 'Chant d'amour', terceira peça dos 'Quatre Morceaux pour piano', Opus 26, foi incluído por Paderewski em seus recitais, realizados nos Estados Unidos, em 1907-1908. Até hoje é considerada como a mais bela composição de Stojowski.

Referências

  1. «Sigismond Stojowski». Biblioteca Nacional da Alemanha (em alemão). Consultado em 17 de novembro de 2019
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.