Simonetta Persichetti

Simonetta Persichetti é fotojornalista, colaboradora do jornal O Estado de S. Paulo, professora e pesquisadora na Faculdade Cásper Líbero e autora de diversos livros e artigos sobre fotografia [1]. Apesar de italiana de nascimento, migrou ainda durante a infância para o Brasil, onde cresceu e conquistou grande carreira na área de comunicação. Destaca-se principalmente por sua obra Imagens da Fotografia Brasileira, publicada pela editora Estação Liberdade e responsável por sua primeira colocação na categoria reportagem da edição do ano de 1999 do Prêmio Jabuti, consagrado no meio literário brasileiro [2][3].

Simonetta Persichetti
Nascimento Roma
Cidadania Brasil
Ocupação fotógrafa, escritora, professora universitária, jornalista
Prêmios

Formação Acadêmica

Formou-se em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero em 1979 e, entre os anos de 1992 a 1995, cursou mestrado em comunicação e artes pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde obteve o título de mestre através de seu trabalho intitulado "Fotografia Documental- retrato cultural de uma sociedade". Tornou-se doutora em psicologia social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2001, defendendo sua tese "A poética do olhar crítico: a estética da fotografia latino americana como formadora de discurso". Por fim, cursou seu pós-doutorado pela Escola de Comunicação e Artes - USP, mantendo o enfoque em fotografia e comunicação visual[2].

Carreira

Formada em jornalismo, Simonetta Persichetti chegou a atuar em diversos veículos antes de passar a se dedicar quase que exclusivamente à vida acadêmica. Trabalhou no Grupo Abril, na revista IstoÉ, e, até mesmo, no telejornalismo do grupo SBT, mas foi a partir de seu emprego na revista fotográfica Íris Foto que a paixão pela fotografia começou a se sobressair.

Apesar da paixão pelo mundo das fotos, não optou por tornar-se fotógrafa pois sempre teve o texto como sua escolhe definida. Dedicou-se então a estudar, escrever e ministrar aulas a respeito da comunicação e importância das imagens[4].

Atualmente é professora de graduação e pós-graduação na Faculdade Cásper Líbero, onde leciona a respeito da história e técnicas do fotojornalismo. Além disso, integra o Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura Visual, do CNPq (2006), e é responsável pelo Projeto de Pesquisa Fotografia, Jornalismo e Identidade, ambos do Programa de Pós-graduação-Mestrado em Comunicação na mesma faculdade[5].

Como crítica fotográfica, colabora com o jornal O Estado de S. Paulo e com a revista Brasileiros.

Prêmios

  • 1999 - Prêmio Jabuti de Reportagem, Câmara Brasileira do Livro. Reportagem premiada: Imagens da Fotografia Brasileira[3]

Referências

  1. Monteiro, Mariane (30 de setembro de 2013). «Jornalista, fotógrafa, crítica e professora, ela é Simonetta...». Faculdade Cásper Líbero
  2. «Simonetta Persichetti». Consultado em 6 de março de 2018
  3. «Prêmio 1999 - 59º Prêmio Jabuti 2017». 59º Prêmio Jabuti 2017. 10 de março de 2014. Consultado em 6 de março de 2018. Arquivado do original em 18 de março de 2018
  4. «"A tecnologia nunca tem culpa de nada", diz Simonetta Persichetti». Portal IMPRENSA - Notícias, Jornalismo, Comunicação (em inglês)
  5. Matuoka, Ingrid Yurie Paes (11 de abril de 2014). «Simonetta Persichetti». Faculdade Cásper Líbero
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.