Sirolimus

Sirolímus (DCPt[1]) ou Sirolimo (DCB[2]), também chamado de rapamicina, é um fármaco utilizado pela medicina como imunossupressor. É uma lactona macrocíclica produzida por organismos da espécie Streptomyces hygroscopicus.

Representação gráfica da substância.

Mecanismo de ação

O fármaco inibe a ativação e proliferação das células T no passo seguinte a IL-2 e outros receptores de crescimento da célula T. Este fármaco, para exercer seu efeito terapêutico, deve ligar-se com a imunofilina ou FKBP-12 formando assim um complexo que tem a capacidade de inibir a cinase dos mamíferos que é importante para a continuidade do ciclo celular, parando na fase G1 para S.[3]

Histórico

A placa, na Ilha de Páscoa, lembra o feito dos pesquisadores brasileiros.

O nome rapamicina deriva no nome nativo da Ilha de Páscoa - Rapa Nui - e foi descoberta graças à pesquisa inicial, desenvolvida em 1965, por pesquisadores brasileiros no solo daquela ilha.

A substância, entretanto, veio a ser descoberta cinco anos mais tarde, em 1970, e seu uso atualmente está sendo experimentado como prolongador da expectativa de vida em animais.[4]

Uma placa na ilha de Rapa Nui (Ilha de Páscoa), Chile, lê-se uma homenagem, em português (vide foto):

"Neste local foram obtidas em janeiro de 1965 as amostras de solo que permitram obter a rapamicina, substância que inaugurou uma nova era para os pacientes submetidos a transplantes de órgãos. Homenagem dos investigadores brasileiros, Novembro de 2000 - Wyeth Brasil."

Indicações

  • Transplante de rim

Notas e referências

  1. INFARMED. «Denominação comum em Português (DCPt), da Denominação Comum Internacional (DCI) ou da Denominação comum (DC), de Substâncias Activas» (PDF)
  2. ANVISA e Sindusfarma. «Manual das Denominações Comuns Brasileiras»
  3. Goodman & Gilman. As bases farmacológicas da terapêutica. [tradução da 10. ed. original, Carla de Melo Vorsatz. et al] Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 2005.
  4. Herton Escobar (13 de julho de 2009). «Brasil desperdiça potencial econômico da biodiversidade». Consultado em 21 de dezembro de 2009

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.