Sistema de varredura mecânica

Um sistema de varredura mecânica ou sensor de varredura mecânica (em inglês: whisk broom scanner), é uma tecnologia para obter imagens de satélite com câmeras ópticas.[1] É usado para sensoriamento remoto passivo do espaço. Em um sistema de varredura mecânica, um espelho percorre o caminho do satélite (rota no solo), refletindo a luz em um único detector que coleta dados um pixel por vez.

Visualização de como um sistema de varredura mecânica captura imagens. Os quadrados azuis escuros representam o subconjunto da área vista pelo sensor em um determinado momento e os quadrados azuis mais claros mostram áreas previamente escaneadas. O tamanho do subconjunto pode mudar entre um único pixel (um quadrado) ou um foco de luz (vários quadrados), mas o movimento permanece o mesmo.

As partes móveis tornam esse tipo de sistema caro e mais propenso a se desgastar, como no caso do Landsat 7. Sensores de varredura mecânica têm o efeito de interromper a varredura e focalizar o detector em uma parte da largura da faixa. Como o detector é focado apenas em uma subseção da faixa completa a qualquer momento, ele normalmente tem uma resolução mais alta do que um sensor de varredura eletrônica para o mesmo tamanho de faixa de varredura.

Todos os sensores da série de satélites Landsat usaram o sistema de varredura mecânica até o Landsat 8.[1]

Ver também

Referências

  1. Shippert, Peg (24 de setembro de 2013). «Push Broom and Whisk Broom Sensors». Exelis VIS (em inglês). Exelis Visual Information Solutions. Consultado em 12 de julho de 2023

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.