Sobrado na rua Batista de Carvalho

Sobrado à rua Batista de Carvalho é um patrimônio histórico da cidade de Bauru, em São Paulo. Sua fachada é considerada um bem tombado pelo CODEPAC-Bauru, no decreto 9.849 de 13 de agosto de 2004 e pelo processo 18037/1996.

Sobrado à rua Batista de Carvalho
Apresentação
Tipo
Estatuto patrimonial
bem tombado pelo CODEPAC-Bauru (d) ()
Localização
Localização
Coordenadas

Seus proprietários são Gilto Antonio Avallone, Maria Lucia Avallone Raphael e Ulisses Paschoal Raphael.

Atualmente, é um estabelecimento comercial, sendo que a área do terreno é de 218,5 m² e sua área construída é de 198 m².[1]

Preservação

A parte do ediício considerada tombada é a fachada frontal, em conjunto e volume. Ela fica à rua Batista de Carvalho e é composta por portas e janelas originais de madeira, além de colunas, um balcão e alguns adereços em argamassa.[1]

História

O sobrado foi construído na década de 1910, no estilo arquitetônico eclético. Devido à sua localização, em uma das ruas mais antigas da cidade, a edificação recebeu métodos de construção diferentes para a época. Ao invés de utilizarem taipa de pilão, a casa foi erguida com alvenaria de tijolos.

Apesar da passagem do tempo e das reformas, o sobrado manteve a sua arquitetura e elementos originais.[1]

Referências

  1. «Sobrado da Batista de Carvalho». Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural. Consultado em 16 de fevereiro de 2020

Ver também

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.