Sociedade de Estudos Açorianos Afonso Chaves

A Sociedade de Estudos Açorianos Afonso Chaves, mais conhecida por Sociedade Afonso Chaves, é uma associação sem fins lucrativos, não governamental, com sede em Ponta Delgada, destinada a congregar esforços no estudo de temáticas ligadas ao conhecimento das Ciências da Natureza nos Açores. Congrega naturalistas e especialistas nos diversos ramos das Ciências da Terra e da Vida. A sociedade foi fundada em 1932 e a sua denominação homenageia o meteorologista e naturalista Francisco Afonso Chaves.

História e objectivos

A Sociedade de Estudos Afonso de Chaves foi fundada a 12 de Março de 1932 como homenagem ao seu patrono. Foram seus fundadores José Agostinho, Alfredo Bensaúde, Armando Côrtes-Rodrigues, António da Silveira Vicente, Luís Bernardo Leite de Ataíde, Ernesto Ferreira, Francisco Pacheco de Castro, Teotónio da Silveira Moniz e Tomás Borba Vieira. Publica a revista Açoreana, principalmente vocacionada para estudos científicos, desde Março de 1934.

A Sociedade Afonso Chaves tem como objectivo continuar os estudos sobre temática açoriana iniciados pelo coronel Afonso Chaves nas áreas da Meteorologia, Geologia, Botânica, Zoologia, História, Etnografia e Artes Plásticas. A actividade mais importante da Sociedade consiste na publicação da revista Açoreana, na qual têm sido divulgados artigos científicos sobre todas as áreas de acção da Sociedade. A publicação da revista iniciou-se em 1934, mantendo-se com regularidade semestral até 1964. Por influência de um grupo de docentes universitários ligados à então nascente Universidade dos Açores, reapareceu em 1981, dando ênfase aos estudos açorianos nas áreas das Ciências da Terra e da Vida. Paralelamente, a Sociedade tem editado diversas obras de carácter científico sobre temática açoriana nas mais diversas áreas do saber.

Referências

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.