Sociedade Brasileira de Computação

A Sociedade Brasileira de Computação ou SBC é uma sociedade científica sem fins lucrativos fundada em 1978, que reúne estudantes, professores, profissionais, pesquisadores e entusiastas da área de Computação e Informática de todo o Brasil. A SBC tem como função fomentar o acesso à informação e cultura por meio da informática, promover a inclusão digital, incentivar a pesquisa e o ensino em computação no Brasil, e contribuir para a formação do profissional da computação com responsabilidade social.

Sociedade Brasileira de Computação
História
Fundação
Quadro profissional
Tipo
Domínio de atividade
País
Organização
Afiliação
International Federation for Information Processing (en)
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
Website

Faz parte da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e da Federação Internacional para o Processamento da Informação. Além disso, é associada ao Centro Latino-americano de Estudios en Informatica (CLEI) e afiliada à IEEE Computer Society.

História

A SBC foi fundada em julho de 1978, na cidade de Porto Alegre, RS. Seus congressos surgiram a partir da integração de dois seminários associados, chamados Seminário Integrado de Software e Hardware (SEMISH) e Seminário Sobre Computação na Universidade (SECOMU).

Objetivos

Visando cumprir sua missão, a SBC tem como finalidades principais:

  • Incentivar atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento em computação no Brasil;
  • Zelar pela preservação e aprimoramento do espírito crítico, responsabilidade profissional e personalidade nacional da comunidade técnico-científica que atua no setor de computação no país;
  • Manter-se permanentemente atenta à política governamental que afeta as atividades de computação no Brasil, no sentido de assegurar a emancipação tecnológica do país;
  • Promover por todos os meio academicamente legítimos, através de reuniões, congressos, conferências e publicações, o conhecimento, informações e opiniões que tenham por objetivo a divulgação da ciência e os interesses da comunidade de computação.

Desde 2016 a SBC divulga projetos que considera inovadores e que tenham um propósito educativo, social ou tecnológico. Tem como um dos seus objetivos levar a computação às pessoas que não tem acesso à educação formal.[1]

O projeto dos Gibis,[2] por exemplo, expõe através de pequenas histórias em quadrinhos sobre temas ligados à computação de cunho geral, social e técnico [3]. Há uma publicação que incentiva mulheres a entrar na área[4] onde os homens ainda predominam[5]; há outra desmitificando o verdadeiro significado de “Hacker[6]. Os Gibis são divididos em seis séries: Informática Ética e Sociedade, Inteligência Artificial, Propriedade intelectual, Computação afetiva, Estrutura de dados e Metodologia científica e tecnológica. O projeto, também conhecido como os "Almanaques para Popularização de Ciência da Computação",[7] é apoiado pelo CNPq e outras instituições.

Administração

A instituição é regida por um estatuto e administrada por uma diretoria. A Sociedade também possui um Conselho com funções deliberativas e normativas.

O atual presidente da SBC é o professor Lisandro Zambenedetti Granville, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A vice-presidente é a professora Thais Vasconcelos Batista da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

CSBC

Desde 1980 o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, ou CSBC, ocorre de forma anual promovendo o compartilhamento de experiências na área de computação.

Em 2022, o CSBC ocorrerá do dia 31 de Julho a 05 de Agosto e terá seu tema: Empoderamento Digital: O Papel da Computação na Construção de uma Sociedade Inclusiva e Democrática. O evento será locado nas dependências da Universidade Federal Fluminense, UFF, em Niterói, RJ. [8]

Tadao Takahashi

Foi um dos pioneiros para a internet ser implementada no Brasil. Sendo o fundador da Rede Nacional de Pesquisa do Brasil (RNP), que se juntou com outras intuições , deu-se o inicio a implementação da internet.

Sempre teve interesse em afirmar a importância em prover internet para as pessoas que não tinham condição e transmiti-la para fora das grandes cidades. Em 1999, criou e coordenou A SOCINFO(Programa Nacional para a Sociedade da Informação do Brasil), foi conselheiro da Aliança Global sobre Tecnologia da informação na ONU.

Em 2017 entrou para o Hall da Fama da Internet, que o homenageou pelos seus feitos. Falecido em 8 de abril de 2022, a SBC lamente o falecimento, e afirma que ele deixou um legado de planejamento imensurável.

Ver também

Referências

  1. «O que é Chancela SBC». 8 de fevereiro de 2018. Consultado em 3 de março de 2018
  2. Kettermann, Franciele. «Gibis com Chancela da SBC». sbc.org.br. Consultado em 27 de agosto de 2020
  3. «Gibis» (PDF). 13 de junho de 2017. Consultado em 3 de março de 2018
  4. Nunes, Maria Augusta Silveira Netto; Louzada, Carolina Santana; Salgueiro, Edilayne Meneses; Costa, Márcia Sandrine Nascimento; Santana, Marlone Santos (2017). «Almanaque para Popularização de Ciência da Computação: Mulheres na computação» (PDF). Consultado em 3 de março de 2018
  5. «Unesco: mulheres são minoria nas áreas de engenharia e ciências da computação». 9 de fevereiro de 2017. Consultado em 3 de março de 2018
  6. Silva, Ismael dos Santos; Barbosa, Albert Santos; Nunes, Maria Augusta Silveira Netto (2017). «Almanaque para Popularização de Ciência da Computação: O que é um Hacker?» (PDF). Consultado em 3 de março de 2018
  7. «Almanaques para Computação». almanaquesdacomputacao.com.br. Consultado em 27 de agosto de 2020
  8. https://www.sbc.org.br/

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.