Soco-inglês

O soco-inglês ou soqueira é uma arma branca utilizada em combates corpo-a-corpo, com quatro orifícios para se encaixar aos dedos como anéis. Ela permite causar danos e ferimentos mais graves à vítima atingida por um soco.

Modelo de soco-inglês

Foi criado na Inglaterra e costuma ser feito de latão, alumínio, aço, ferro ou bronze, mas também pode ser encontrado em chumbo, principalmente quando feita artesanalmente, devido ao fato de que este é um metal fácil de se modelar. Existem muitos modelos diferentes, estilizados com marcas famosas, símbolos, nomes de gangues, com pontas pontiagudas ou até amolados, causando cortes à vítima. Por isto, muitas pessoas os colecionam, e há uma grande variedade de preços que vão de acordo com o material utilizado, formato, tamanho, etc.

Sempre foi uma arma muito utilizada por criminosos e com o passar do tempo, se popularizou entre gangues[1] devido ao fato de poder causar graves ferimentos, e ainda assim ser compacto, versátil e relativamente simples de ocultar, só sendo localizado com uma revista mais detalhada. Esta popularização entre as gangues se deu no decorrer dos anos 70 e 80, e se tornou especialmente popular entre grupos como punks e skinheads[2] a ponto de se tornar até símbolo relacionado a eles.

Referências

  1. ANDRADE, Almir (8 de agosto de 2013). «Menores são detidos com 'soco inglês' dentro de escola». O Alto Acre. Consultado em 22 de julho de 2014
  2. COSTA, Flávio (16 de setembro de 2011). «Ameaça Skinhead». IstoÉ Independente. Consultado em 22 de julho de 2011
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.