Soeiro Nunes Velho

Soeiro Nunes Velho (n. antes de 1092), rico-homem do Reino de Portugal, viveu durante o reinado do rei D. Afonso I de Portugal. Foi filho de Nuno Soares Velho e de Ausenda Todereis,[1] filha de Teodoredo Fromarigues e de Farégia.[2] Foi patrono do Mosteiro de Santo Tirso onde aparece em junho de 1092 com a seu mãe e sua irmã Pala.[a] Também foi patrono do Mosteiro de São Bento da Várzea, que pertence à Ordem dos Monges Beneditinos, localizado na freguesia de São Bento da Várzea, concelho de Barcelos.

Soeiro Nunes Velho
Rico-homem do Condado Portucalense
Aldonça Nunes ou Teresa Anes de Penela
Descendência Ver descendência
Pai Nuno Soares Velho
Mãe Ausenda Todoreis

Matrimónio e descendência

Casou com Aldonça Nunes ou com Teresa Anes de Penela,[1] de quem teve:

  • Nuno Soares Velho, casou duas vezes, a primeira com Môr Pires Perna e a segunda com Gontrode Fernandes de Montor.
  • Sancha Soares Velho,[3] a esposa de Paio Vasques de Bravães.
  • Gotinha Soares (morta antes de 1126)[3]

Notas

    [a] ^ Ausenda Todereis, com seus filhos Soeiro e Dona Pala "devota", assinam em 9 de junho de 1092 "O compromisso dos padroeiros, na defesa do convento e da sua indivisibilidade" como descendentes e membros da linhagem de Aboazar Lovesendes e de sua esposa Unisco Godins, e como herdeiros do mosteiro de Santo Tirso de Riba d'Ave; Ausenda e seus filhos como os descendentes de Cid Aboazar.[4]

    Referências

    1. Mattoso 1981, p. 177.
    2. Mattoso 1981, p. 208.
    3. Mattoso 1981, p. 176.
    4. Carvalho Correia 2008, p. 141.

    Bibliografia

    This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.