Soyuz-M

O Soyuz-M (11A511M), em russo Союз, (União) - foi um veículo de lançamento descartável projetado pelo bureau OKB-1 na União Soviética desde a década de 1960, e fabricado no TsSKB-Progress, em Samara, na Rússia.

Um foguete Soyuz-U, similar ao Soyuz-M na plataforma de lançamento.

Ele foi originalmente construído para lançar a espaçonave militar tripulada Soyuz 7K-VI para as forças armadas soviéticas. Com o cancelamento do programa de espaçonaves militares tripuladas, o desenvolvimento do foguete continuou para atender a espaçonave Soyuz 7K-S.

Depois que o programa desta outra espaçonave também foi cancelado, o desenvolvimento do foguete Soyuz-M também foi abandonado. Os foguetes desse tipo que já estavam prontos foram usados para lançar satélites de reconhecimento.

Embora os detalhes sobre o modelo Soyuz-M não sejam conhecidos, acredita-se que ele tenha sido um foguete de dois estágios similar ao Soyuz-U.[1]

Seguindo-se ao cancelamento da Soyuz 7K-S, oito desses foguetes foram lançados conduzindo satélites Zenit-4MT.[1]

O primeiro desses lançamentos ocorreu em 27 de Dezembro de 1971, e o último em 31 de Março de 1976. Todos a partir do Cosmódromo de Plesetsk, o primeiro, partiu da plataforma 43/4. Os demais não tiveram seus locais exatos de lançamento registrados oficialmente.

Referências

  1. Wade, Mark. «Soyuz». Encyclopedia Astronautica. Consultado em 24 de março de 2013
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.