Estação Spadina

Spadina é uma estação do metrô de Toronto, localizada nas linhas Yonge-University-Spadina e Bloor-Yonge, e servindo como ponto de conexão entre as linhas. A Spadina consiste em duas paradas de metrô separadas distantes uma das outras cerca de 400 metros norte, uma servindo a linha Bloor-Danforth, e a outra servindo a linha Yonge-University-Spadina. A entrada principal da estação localiza-se no nível da Bloor (cruzamento da Bloor Street com a Spadina Avenue/Spadina Road), bem como o terminal integrado de bonde e ônibus da estação, que atende a duas linhas de superfície do Toronto Transit Commission. A linha de bonde 512 Spadina, que serve a Spadina Avenue, é uma das linhas de superfície mais movimentadas da cidade. O nome da estação provém da Spadina Avenue e da Spadina Road, as principais ruas norte-sul servidas pela estação.

Estação Spadina
Estação Spadina
Barren Ground Caribou no interior da estação Spadina.
Linha Yonge-University-Spadina
Bloor-Danforth
Tipo de estação Subterrânea
Plataforma Laterais em ambos os níveis
Movimento 12 370 (linha YUS)
35 200 (linha BD)
47 570 (total)
Serviços
Conexões 1 linha de bonde, 1 linha de ônibus
Informações históricas
Inauguração 26 de fevereiro de 1966 (linha BD)
28 de janeiro de 1978 (linha YUS)
Endereço 371 Bloor Street West
Distrito Toronto

O nível Spadina conecta-se com o restante da estação via um túnel, e possui somente entradas automáticas, com entrada acessível somente via Metropass ou tokens. Este nível, cuja entrada localiza-se no cruzamento da Spadina Road com a Lowther Avenue, era para ser uma estação distinta, chamada Lowther (nome proveniente da Lowther Avenue), mas o Toronto Transit Commission optou por unir a Lowther com a Spadina para cortar custos. O movimento de passageiros no nível Spadina é muito menor do que no nível Bloor, e a estação é pouco utilizada por passageiros utilizando o metrô de Toronto como ponto de conexão entre as linhas Yonge-University-Spadina e Bloor-Danforth, por causa da distância entre os níveis, com St. George sendo muito mais movimentada como uma estação de conexão.

Referências


    This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.