Sprint Car
Sprint Car é um veículo criado para correr em circuitos ovais de terra batida ou faixas pavimentadas. A Sprint car racing é popular nos Estados Unidos , Canadá, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul. Possuem alta relação de potência e peso, fazendo com que os carros atinjam velocidades superiores a 230 km/h. Geralmente posuem potência de 800 HP.[1] Registros mostram que esse veículo teve a segurança melhorada por meio do uso de estruturas de segurança para proteger os motoristas. Muitos pilotos da IndyCar Series e da NASCAR fizeram estréia nessa categoria, antes mesmo de ingressar em suas respectivas categorias. Jeff Gordon, Tony Stewart, J. J. Yeley, P. J. Chesson, Sarah Fisher e Ed Carpenter são alguns desses pilotos[2].

Tipos
- Sprint cars sem asas - São considerados os sprint cars tradicionais, desenvolvidos na década de 1930 como uma variação dos Indy Cars, pela ausência de aerodinâmica costumam ser mais lentos e mais perigosos comparados aos com asas, a United States Auto Club (USAC) é a principal categoria.
- Sprint cars com asas - Foram criados em 1958 por Jim Cushman, devido a aerodinâmeica costumam ser mais rápidos e mais estáveis, principalmente nas curvas, a principal categoria é a World of Outlaws.
- Midget cars - São versões menores dos sprint cars, podendo ser com ou sem asas, costumam ser usados em categorias de acesso.
- Micro sprints - Versões para pilotos amadores ou entusiastas.
Veículo de sprint car sem asa de Tracy Hines
Veículo de sprint car com asa de Sammy Swindell
Midget car sem asa
Micro sprint com asa
Categorias
Dentre as categorias mais relevantes destacam-se a World of Outlaws (WoO), a All Star Circuit of Champions (ASCoC), a United Racing Company (URC), American Sprint Car Series (ASCS) e a United States Auto Club (USAC).
Ver também
Referências
- «Características de um Sprint Car». Corey Kruseman. Consultado em 8 de janeiro de 2010
- «What's a Sprint Car?». www.ewarbirds.org. Consultado em 11 de junho de 2020