Sturla Thordarson

Sturla Þórðarson (latinizado Sturla Thordarson) (29 de julho de 1214 – 30 de julho de 1284) foi um político e homem de leis islandês, além de escritor de sagas contemporâneas do século XIII (escaldo) e historiador.

Sturla Thordarson
Sturla Þórðarson
Nascimento 29 de julho de 1214
Comunidade Islandesa
Morte 30 de julho de 1284 (70 anos)
Islândia
Ocupação Escritor, historiador e político
Magnum opus Sturlunga saga
Hákonar saga Hákonarsonar

Sturla era filho de Þórður Sturluson e sua amante Þóra. Ele era sobrinho e pupilo do famoso escritor Snorri Sturluson. Ele lutou ao lado de Þórður kakali Sighvatsson durante a Era de Sturlung.

É mais conhecido por ter escrito a Íslendinga saga, a maior saga dentro da Saga de Sturlung, e Hákonar saga Hákonarsonar, a história de Haakon IV da Noruega. Ele também escreveu a saga do filho de Haakon IV, Magnus o Legislador (Magnúss saga lagabœtis), dos quais apenas fragmentos chegaram aos nossos dias. Alguns estudiosos também acreditam que ele tenha escrito Kristni saga e Sturlubók, uma transcrição de Landnáma. Ele está, além disso, listado na Skáldatal como um escaldo do regente sueco Birger Jarl.

Sturla foi indicado homem de leis para toda a Islândia, por um breve período depois da dissolução do Estado livre islandês, e redigiu o código de leis Járnsíða, que substituiu as Leis do Ganso Cinzento.

Foi irmão de Ólafur Þórðarson hvítaskáld.

Fontes

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.