Substância irritante

Substâncias irritantes são as substâncias químicas perigosas que também causam irritação em seres vivos, destacadamente, pelas questões de manipulação em diversas profissões e atividades, nos seres humanos, quando entram em contato com a pele, mucosas e olhos. Isto pode conduzir a inflamação das áreas afetadas. Elas são classificados como irritantes. Os rótulos e etiquetas em embalagens de substâncias irritantes contém a sigla Xi, onde "i" vem de “irritating" (pelo uso praticamente universal do inglês, irritante).

O teste de irritação da pele padronizada foi realizado de acordo com o regulamento REACH (destacado do ChemPrüfV [1]), em testes com animais, especificamente coelhos, tendo o pelo raspado nas costas e a substância sendo aplicada. Se a substância é irritante para a pele, causa inflamação dolorosa. Enquanto isso os procedimentos de substituição são oficialmente prescritos com culturas de células humanas.[2] A diferença para as substâncias corrosivas é que o dano é reversível.

Classificação de acordo com CLP / GHS

Símbolo "ponto de exclamação", para rotulagem de substâncias irritante.

De acordo com a classificação CLP substâncias e misturas com características de irritantes são classificadas em duas categorias:

  • Corrosivos / irritantes para a pele Categoria 2: irritante para a pele
  • Grave dano ocular / irritação ocular Categoria 2: irritante para os olhos

A Categoria de sério dano ocular / irritação ocular Categoria 1: efeito irreversível nos olhos deve ser marcada com o símbolo "corrosivo" sob as normas CLP / GHS.

Classificadas pela legislação de mercadorias perigosas

A legislação de mercadorias perigosas não abarca os critérios para as substâncias classificadas como irritantes.

Classificação de acordo com diretiva de substâncias obsoleta na UE

Nocivo

 Símbolo de risco Xi (Identificação UE obsoleta)

Posteriormente, substâncias e misturas irritantes eram classificadas na UE na em diretiva abandonada, caso preenchessem os seguintes critérios:

  • R36 – Irritante para os olhos: Dentro de 72 horas após a exposição ocorrem lesões oculares significativas, que permanecem 24 horas ou mais. Danos significativos para os olhos
  • R38 – Irritante para a pele: ocorrer inflamação na exploração depois de um tempo de exposição de até 4 horas, por pelo menos 24 horas.
  • R41 – Irritante para os olhos, semelhante ao R36. O dano ao olho é massivo e também irreversível.

Referências

  1. Komnet-Wissensdatenbank: Gilt die ChemPrüfV noch? (Base de dados Komnet: Aplica-se ainda a ChemPrüfV?) (em alemão)
  2. ECEAE - European Coalition to End Animal Experiments - www.eceae.org (Coligação Europeia para Acabar com a Experimentação Animal) - www.eceae.org

Ver também

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.