Substituição de moeda
Substituição de moeda (também chamado de dolarização) ocorre quando os habitantes de um país utilizam uma moeda estrangeira em paralelo ou no lugar da moeda nacional.[1]

A substituição da moeda pode ser total ou parcial. A substituição completa ocorreu em pequenos países, principalmente da América Latina, Caribe e Oceania, que são fortemente dependentes dos Estados Unidos.[2] A substituição parcial ocorre quando residentes de um país optam por manter uma parte significativa de seus ativos financeiros em moeda estrangeira.
As principais moedas utilizadas como substitutas são o dólar estadunidense, o euro, o dólar da Nova Zelândia, o franco suíço, a rupia indiana, o dólar australiano, o dram armênio, a lira turca, o novo shekel israelense e o rublo russo.
Ver também
Referências
- New estimates of U.S. currency abroad, the domestic money supply and the unreported Economy Edgar L. Feige September 2011.
- Mundell, R. A. (1961), “A theory of optimum currency areas,” American Economic Review, 51, pp. 657-65.
Bibliografia
- Savastano, Miguel (1996). «Dollarization in Latin America: Recent Evidence and Some Policy Issues». IMF Working Paper. WP/96/4
- Yeyati, Eduardo (2003). Dollarization. [S.l.]: Massachusetts Institute of Technology
