Sultan bin Salman bin Abdulaziz al-Saud

Sultan bin Salman bin Abdulaziz al-Saud (Riade, 27 de junho de 1956) é um astronauta da NASA, neto do rei Ibn Saud da Arábia Saudita e o único saudita a ter ido ao espaço.[2]

Sultan bin Salman bin Abdulaziz Al Saud
Sultan bin Salman bin Abdulaziz al-Saud
Sultan bin Salman em 1985
Nascimento 27 de junho de 1956 (67 anos)
Riade, Arábia Saudita
Progenitores Mãe: Sultana bint Turki Al Sudairi
Pai: Salman da Arábia Saudita
Alma mater Universidade de Denver, Universidade de Syracuse
Ocupação piloto de caça
Carreira espacial
especialista de carga
Tempo no espaço 7d 01h 38m[1]
Seleção 1985[1]
Missões STS-51-G
Insígnia da missão
Aposentadoria 24/06/1985[1]

Piloto civil e piloto de combate, al-Saud foi ao espaço na nave Discovery como especialista de carga em junho de 1985. Integrante de uma tripulação internacional de sete membros que continha americanos e franceses além dele, Al-Saud representou a Associação Árabe de Satélites de Comunicações, ajudando a colocar em órbita o primeiro satélite árabe, o Arabsat-1B.

Ele também foi responsável por outras atividades em seu país ligadas a eventos internacionais. Em 1984, um ano antes de subir ao espaço, foi diretor do Comitê Olímpico de Informação da Arábia Saudita, junto aos Jogos de Los Angeles; diretor do Departamento de Propaganda do Ministério de Informação saudita e fundador da Associação dos Exploradores do Espaço, entidade internacional que congrega todos os astronautas e cosmonautas que já foram ao espaço, na qual serviu como diretor por vários anos.

Abdulaziz al-Saud é hoje coronel da força aérea saudita, habilitado em voo de diversos tipos de aeronaves, tanto civis quanto militares.

Ver também

Referências

  1. «Astronaut: Salman Al-Saud»
  2. «Astronomy among Arabs» (em inglês). Nature Middle East. Consultado em 18 de Agosto de 2018. Cópia arquivada em 19 de Agosto de 2018
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.