Susana, Arquelais e Tecla

Susana, Arquelais e Tecla, de acordo com a tradição da Igreja Primitiva, foram três virgens mártires cristãs do século III[2][3].

 Nota: Para outras santas chamadas Susana, veja Santa Susana (desambiguação). Para a santa e mártir do século I também chamada Tecla, veja Santa Tecla.
Santas Susana, Arquelais e Tecla
Virgem; Mártir
Morte 293
Roma
Veneração por Igreja Católica
Igreja Ortodoxa
Festa litúrgica 18 de janeiro na Igreja Católica
6 de junho na Igreja Ortodoxa[1]
Portal dos Santos

Vida e obras

Para fugir das perseguições do imperador romano Diocleciano, Susana, Arquelais e Tecla fugiram de Roma para Nola[3][2], na região da Campânia, disfarçadas de homens[1].

Segundo a lenda (uma história cheia de relatos fantásticos e intervenções milagrosas[1]), as três receberam o dom da cura e passaram a realizar milagres na região, convertendo muitos pagãos e irritando o governador local[1]. As três foram presas e submetidas a uma série de torturas e crueldades para que abandonassem sua fé, incluindo animais ferozes, pedras gigantes e ferros quentes. Finalmente, depois de fracassar em todas as suas tentativas, o governador ordenou que elas fossem mortas[1][3].

Referências

  1. «Virginmartyr Susanna Beheaded at Salerno» (em inglês). Orthodox Church in America. Consultado em 17 de agosto de 2013
  2. «Santa Susana» (em inglês). Saints SQPN. Consultado em 17 de agosto de 2013
  3. «St. Archelais and Companions» (em inglês). Cahtolic Online. Consultado em 17 de agosto de 2013
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.