Sweeney Todd

Sweeney Todd, o barbeiro demoníaco de Fleet Street (ou The String of Pearls; Sweeney Todd, the demon Barber from Fleet Street) foi uma história publicada em 1846 e 1847 através de penny dreadfuls, publicações semanais baratas na Londres Vitoriana, com autoria de James Malcolm Rymer e Thomas Peckett Prest.[1] O livro foi publicado novamente com mais de 900 páginas em 1850.

Capa original de um dos fascículos de The String of Pearls, 1846.
 Nota: Se procura o musical produzido por Stephen Sondheim, veja Sweeney Todd (musical).
 Nota: Se procura filme de 2007, veja Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street.

A ficção conta a história do casal Johanna Oakley e Mark Ingestrie, e suas ligações com um barbeiro assassino, Sweeney Todd, que acaba tomando o foco da narrativa para si. O livro serviu de inspiração para a criação do musical de 1979 Stephen Sondheim e para o filme de 2007 de Tim Burton.

Sinopse

Publicado em 1846 sob o título “O Colar de Pérolas”, o livro conta a história da macabra parceria entre um barbeiro assassino, Sweeney Todd, e a fabricante de tortas mais famosa da cidade, a sra. Lovett, que desenvolveram juntos um modelo de negócio muito lucrativo e, ao mesmo tempo, muito perigoso. No entanto, mistérios colocam em risco a sociedade aparentemente bem-sucedida: o desaparecimento de um forasteiro e seu colar de pérolas, a busca incansável de uma jovem apaixonada pelo seu amado e o terrível cheiro nas câmaras subterrâneas da Igreja de St. Dustan. Sweeney Todd é um dos primeiros clássicos da escrita britânica de horror. Ele combina a história de assassinatos em série com um subenredo romântico envolvendo decepção, disfarce e investigação, tendo como pano de fundo as ruas escuras e desagradáveis de Londres.

Referências

  1. «Sweeney Todd». Biblioteca Nacional da Alemanha (em alemão). Consultado em 18 de novembro de 2019

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.