Tarbisu

Tarbisu (moderno Xerife Cã, Província de Nínive, Iraque) foi uma cidade antiga a cerca de três milhas ao norte de Nínive.

Tarbisu
Localização atual
Tarbisu está localizado em: Iraque
Tarbisu
Localização de Tarbisu no Iraque
Coordenadas 36° 24' N 43° 07' E
País  Iraque

História

Tarbisu era uma cidade menor até que o controle do Império Assírio foi transferido para a vizinha Nínive por Senaqueribe. Dois palácios foram construídos lá, um por Assaradão para seu filho e príncipe herdeiro, Assurbanípal. Dois templos foram encontrados no local, sendo um o templo de Nergal, construído por Senaqueribe e adicionado por Assurbanípal. Um dos portões na parede noroeste de Nínive recebeu o nome de Nergal e a estrada desse portão para Tarbisu foi totalmente pavimentada em pedra por Senaqueribe.

Tarbisu foi capturado pelos medos, liderados por Ciaxares no 12º ano de Nabopolassar, rei da Babilônia, e desapareceu junto com o Império Assírio.

Tarbisu foi escavado por Austen Henry Layard e depois por Sir Henry Rawlinson sob os auspícios do Museu Britânico em meados do século XIX.[1] [2]

Referências

Bibliografia

  • A Sulaiman, Discovery of the Assyrian City of Tarbisu, Adab al-Rafidain, vol. 2, pp. 15–49, 1971 (Arabic)
  • J. E. Curtis, A. K. Grayson, Some Inscribed Objects from Sherif Khan in the British Museum, vol. 44, no. 1, pp. 87–94, 1982

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.