Task Force Takuba

A Força-Tarefa Takuba (Task Force Takuba) é uma força operacional composta principalmente por unidades de forças especiais de vários países da União Europeia.[1] Está sob comando francês e auxilia as forças armadas malianas nas operações antiterroristas que realizam no país. De forma mais ampla, a ação das unidades mobilizadas é coordenada com os parceiros do G5 do Sahel, MINUSMA e outros atores internacionais nos conflitos armados no Sahel, que opõe os países da região a diversos grupos armados, incluindo grupos terroristas internacionais.[2]

O nome da Força-Tarefa é originado da espada takuba que é usada em todo o Sahel ocidental; foi criada a pedido dos governos do Níger e do Mali no contexto da deterioração da situação de segurança na região do Sahel.[3]

Composição

Referências

  1. «Takuba, l'embryon d'une force européenne». Le Monde. 11 de junho de 2021.
  2. Thomas Hofnung (14 de novembro de 2012). «Le conflit au Sahel, passage obligé pour l'Europe de la défense». Libération.
  3. «Joint Press Statement: Task Force Takuba: Launching Ministerial Meeting» (PDF)
  4. «La Roumanie rejoint la Task Force Takuba au Sahel». Ministère des Armées français.
  5. Gros-Verheyde, Nicolas (2 de outubro de 2021). «Les Hongrois arrivent dans Takuba». B2 Le blog de l'Europe géopolitique (em inglês)
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.