Telinga

Telinga é o título original de um conto indonésio de Seno Gumira Ajidarma publicado em português em Timor-Leste com o título Orelhas. Esta tradução da língua indonésia para a língua portuguesa foi feita por João Paulo T. Esperança e publicada no suplemento literário Várzea de Letras, na edição de Outubro/Novembro de 2004.

Este conto foi publicado pela primeira vez no diário indonésio Kompas, em 9 de Agosto de 1992. Foi novamente publicado em Pelajaran Mengarang (Contos seleccionados do jornal Kompas em1993). Foi traduzido para inglês por Riana Puspasari, e publicado com o título “Ears” em The Jakarta Post, em 1994. Traduzido novamente para a língua inglesa por Jan Lingard, foi publicado com o título “Ears” na revista Inside Indonesia, Junho 1995. O autor Seno Gumira Ajidarma escreveu em Ketika Jurnalisme Dibungkam Sastra Harus Bicara [Quando o Jornalismo é Silenciado a Literatura Deve Falar] (Yogyakarta, Yayasan Bentang Budaya, 1997): «Segundo relatado na revista Jakarta Jakarta, em finais de Outubro de 1991 o Governador de Timor Oriental Mário Viegas Carrascalãorecebeu quatro jovens no seu escritório. A dois destes jovens haviam sido cortadas as orelhas”. A imagem visual desta frase ficou-me gravada na cabeça, até fazer nascer este conto Orelhas.»

Faz parte dos contos incluídos no livro Saksi Mata.

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.