Relação (matemática)

Em matemática, uma relação é uma correspondência (ou associação) entre elementos de dois conjuntos não vazios. Mais especificamente, seja uma relação definida do conjunto com o . O conjunto é denominado conjunto de partida e o conjunto é denominado conjunto de chegada. A correspondência (ou relação) entre um dado elemento com um elemento , quando definida, é denotada pelo par ordenado , onde o primeiro elemento do par ordenado procede do conjunto de partida e o segundo do conjunto de chegada .

Os conjuntos de partida e de chegada não tem necessariamente que ter uma estrutura. Entretanto, segundo o tipo de estrutura que é sobreposta a esses conjuntos e o tipo de restrição que se impõe à própria relação, tem-se tipos especiais de relações, cada qual com um nome específico.

Uma classe de relações especialmente importante é a classe das funções.

Fundamentos

Matematicamente, uma relação é qualquer subconjunto de um produto cartesiano. Em termos mais explícitos, definimos uma relação como sendo um conjunto de pares ordenados tais que pertença ao conjunto e que pertença ao conjunto , i.e.:

Note-se que o próprio conjunto cartesiano é uma relação, dado que todo conjunto é subconjunto impróprio de si mesmo. Até o conjunto vazio pode ser considerado uma relação, mas deve-se tomar alguns cuidados em definições e teoremas para se evitarem paradoxos e contradições.

Relações entre elementos do mesmo conjunto

Um tipo importante são as relações em que , ou, em outras palavras, subconjuntos de . Os tipos de propriedades que essas relações podem ter são:

Relações de equivalência

Ver artigo principal: Relação de equivalência

É uma relação que possui as propriedades: reflexiva, simétrica e transitiva.

Relações de ordem

Ver artigo principal: Relação de ordem

É uma relação que possui as propriedades: reflexiva, anti-simétrica e transitiva.

Relação Composta

Seja uma relação de para e uma relação de para . Então podemos definir a relação composta de com dos conjuntos com , usualmente denotada por . Ou seja, define-se:

Um cuidado deve ser tomado com essa notação, que é consistente com a notação de função composta, porque S e R parecem estar invertidas.

Relação Inversa

Analogamente ao conceito de função inversa, podemos definir a relação inversa da relação :

Note-se que nem sempre:

.

Ver também

Referências

    Bibliografia

    • Bourbaki, N. (1994) Elements of the History of Mathematics, John Meldrum, trans. Springer-Verlag.
    • Halmos, P.R. (1960) Naive Set Theory. Princeton NJ: D. Van Nostrand Company.
    • Lawvere, F.W., and R. Rosebrugh (2003) Sets for Mathematics, Cambridge Univ. Press.
    • Suppes, Patrick (1960/1972) Axiomatic Set Theory. Dover Publications.
    • Tarski, A. (1956/1983) Logic, Semantics, Metamathematics, Papers from 1923 to 1938, J.H. Woodger, trans. 1st edition, Oxford University Press. 2nd edition, J. Corcoran, ed. Indianapolis IN: Hackett Publishing.
    • Ulam, S.M. (1990) Analogies Between Analogies: The Mathematical Reports of S.M. Ulam and His Los Alamos Collaborators in A.R. Bednarek and Françoise Ulam, eds., University of California Press.
    This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.