Terete

Terete (do latim: teres; arredondado ou cilíndrico) é um termo usado em botânica para descrever estruturas cuja secção transversal seja aproximadamente circular, em geral semelhantes a um círculo distorcido, formadas por com uma única superfície que a envolve.[1]

Folhas teretes de Senecio haworthii caracterizadas pela sua estrutura cilíndrica de secção quase circular.

Descrição

As estruturas classificadas como tendo morfologia do tipo terete geralmente distinguem-se por contrastarem com as secções transversais achatadas, com uma superfície superior distinta e diferente da superfície inferior. A secção transversal de um ramo de árvore é um pouco redonda, portanto o galho é terete. A seção transversal de uma folha normal tem uma superfície superior e uma superfície inferior, portanto a folha não é terete.

No entanto, as folhas carnudas das plantas suculentas por vezes são teretes. Os líquenes fruticosos são geralmente teretes, com uma secção transversal aproximadamente circular e uma única superfície envolvente que forma o córtex]. Por comparação, os líquenes foliosos e os líquenes crustosos apresentam secção transversal achatada e superfície superior distinta da superfície inferior.[1]

Plantas e líquenes também podem ser descritos como subteretes, o que significa que não são completamente teretes mas ainda assim apresentam uma secção transversal sem faces distintas.

Referências

  1. Lichen Vocabulary, Lichens of North America Information, Sylvia and Stephen Sharnoff,
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.