Tetrámero

Um tetrámero (de tetra, "quatro" + -mer, "partes") é um oligómero formado por quatro monómeros ou por quatro subunidades proteicas. A propriedade associada denomina-se tetrameria.

A hemoglobina é um exemplo de proteína tetrámera (de quatro subunidades). As subunidades α e β estão coloridas a vermelho e azul.

Em bioquímica, são tetrámeras as moléculas formadas por quatro subunidades, que podem ser iguais (nesse caso seria um homotetrámero[1]), por exemplo a proteína concanavalina A, ou diferentes (nesse caso seria um heterotetrámero[2]), por exemplo a proteína hemoglobina. A hemoglobina tem 4 subunidades similares, enquanto que as imunoglobulinas têm duas subunidades muito diferentes. As diferentes subunidades de um tetrámero podem ter cada uma a sua própria actividade, como a ligação à biotina nos tetrámeros de avidina, ou ter uma propriedade biológica comúm, como a união alostérica do oxigénio na hemoglobina.

Referências

  1. «GO term: protein homotetramerization». YeastGenome. Consultado em 22 de fevereiro de 2012. Arquivado do original em 27 de setembro de 2011
  2. «GO term: protein heterotetramerization». YeastGenome. Consultado em 22 de fevereiro de 2012. Arquivado do original em 27 de setembro de 2011
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.