Theodor Nelson

Theodor Holm Nelson, ou simplesmente Ted Nelson, é um filósofo e sociólogo estadunidense nascido em 1937. Pioneiro da Tecnologia da Informação, inventou os termos hipertexto e hipermídia, em 1963, e os publicou em livro, no ano de 1965. Também inventou os termos transclusão, transcopyright e virtualidade.

O grande mote do trabalho de Ted Nelson tem sido tornar os computadores acessíveis para pessoas comuns. Seu lema é:

Uma interface para um usuário deve ser tão simples que um iniciante, numa emergência, deve entendê-la em 10 segundos.

Carreira

Nelson fundou o Projeto Xanadu em 1960 com o objetivo de criar uma rede de computadores de interface simples. O trabalho está documentado no seu livro de 1974 Computer Lib/Dream Machines e no livro de 1981 Literary Machines (nenhum com tradução para a língua portuguesa). A maior parte da sua vida adulta tem sido dedicada ao Projeto Xanadu e à disseminação dessa idéia.[1]

O Projeto Xanadu na realidade falhou em sua disseminação, por uma série de razões que estão em disputa. O jornalista Gary Wolf publicou um artigo em 1995 na revista Wired que deixou Ted Nelson muito desgostoso com o que foi dito a respeito de seu trabalho. Nelson expressou seu descontentamento no seu website".

Alguns aspectos de suas idéias visionárias podem ser relacionadas com o desenvolvimento do protocolo WWW, criado por Tim Berners-Lee. A Web deve muito de sua inspiração ao Xanadu, mas Nelson não aprova nem um pouco a World Wide Web, o XML e todos os sistemas relacionados ao protocolo de Berners-Lee, lembrando que a Web é uma simplificação grosseira das idéias contidas no Xanadu:

HTML é precisamente o que tentávamos EVITAR; links quebrados, links unidirecionais, citações sem ligação com sua fonte, nenhum controle de versões publicadas, nenhum controle de direitos autorais. Ted Nelson one-liners

Nelson desenvolve atualmente numa nova forma de estruturar a informação e para isso desenvolveu o sistema ZigZag (software), que é descrito no site do Projeto Xanadu (infelizmente, só em inglês), que também armazena duas versões do código do Xanadu.

Atualmente é filósofo e Professor Convidado da Universidade de Oxford, onde trabalha nas áreas da informação, computação e interfaces homem-máquina.

Ted Nelson esteve no Brasil recentemente, onde proferiu palestra de abertura no FILE Symposium - evento que contou com o apoio do CNPq e de algumas universidades brasileiras.

Formação e Títulos

Nelson tem graduação em filosofia pelo Swarthmore College em 1959, mestrado em sociologia pela Harvard University em 1963, e doutorado em Mídia e Governança pela Universidade Keio em 2002.

Em 1998, durante a sétima conferência da WWW, em Brisbane, Australia, Ted foi agraciado com o Yuri Rubinsky Memorial Award. Ted mencionou que tinha sido o primeiro prêmio que havia recebido em sua vida pelo seu trabalho.

Em 2001 Ted Nelson foi homenageado pela França e nomeado "Officier des Arts et Lettres". Em 2004 foi indicado como Fellow no Wadham College, em Oxford, e foi associado ao Oxford Internet Institute, onde atualmente desenvolve suas pesquisas.

Ted Nelson é filho do ganhador do prêmio Emmy Award diretor Ralph Nelson e da atriz Celeste Holm.

Bibliografia em inglês e português (quando indicado)

  • Life, Love, College, etc. (1959)
  • Computer Lib: You can and must understand computers now/Dream Machines: New freedoms through computer screens—a minority report (1974), Microsoft Press, rev. edition 1987: ISBN 0914845497
  • The Home Computer Revolution (1977)
  • Literary Machines: The report on, and of, Project Xanadu concerning word processing, electronic publishing, hypertext, thinkertoys, tomorrow's intellectual… including knowledge, education and freedom (1981), Mindful Press, Sausalito, California, 1981 edition: ISBN 089347052X, 1988 edition: ISBN 0893470554
  • The Future of Information (1997)
  • «A Cosmology for a Different Computer Universe: Data Model, Mechanisms, Virtual Machine and Visualization Infrastructure». Journal of Digital Information, Volume 5 Issue 1. Article No. 298, July 16, 2004
  • «Libertando-se da prisão da Internet», Publicado Integralmente no livro do FILE Symposium, São Paulo, IMESP, 2005.

Referências

  1. The Curse of Xanadu, Gary Wolfl.

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.