Tibério Cláudio Narciso

Tibério Cláudio Narciso (fl. 1 º século) foi um dos libertos, que formaram o núcleo da corte imperial do imperador Romano Cláudio. Ele é descrito como praepositus ab epistulis (encarregado das correspondências).

Supostamente, ele tinha grande influência sobre o imperador e acumulou uma grande fortuna. Ele é acusado de ter conspirado com a terceira esposa de Cláudio, Valéria Messalina para manipulá-lo a executar várias pessoas, embora isso não tenha sido comprovado. No entanto, as fontes admitem que Narciso, como Cláudio ex-escravo, foi extremamente leal ao imperador, e por isso tinha mais responsabilidade do que os outros membros da corte.

Em 43, durante os preparativos para a conquista da Britânia, ele controlou um motim, abordando as tropas, que, vendo um ex-escravo como comandante, clamaram:"Io Saturnalia!" (Saturnália foi um festival Romano, quando escravos e senhores trocavam de lugar durante o dia) e o motim terminou. Foi através de sua influência que o futuro imperador Vespasiano foi nomeado embaixador da Legio II Augusta na Germânia.

Quando Messalina tornou-se amante de Gaio, em 48, foi Narciso que a entregou a Cláudio. vendo o imperador hesitar, deu ele mesmo a ordem para a sua execução. Narciso pode ter temido que Britânico, filho de Cláudio com Messalina, guardaria rancor contra ele por isso. Quando chegou o hora em que o imperador deveria escolher a sua quarta esposa, Narciso sugeriu a Cláudio para casar novamente com - Élia Pecina, a segunda esposa dele.

Anthony Barret sugere que a intenção de Narciso foi incitar Cláudio a escolher Fausto Cornélio Sula Félix, marido da filha de Élia, como sucessor ao invés do hostil Britânico. Porém Claudio escolheu Agripina Menor com o propósito de consolidar a família júlio-claudiana, e assim seu filho Nero passou a ser o herdeiro natural. 

Na Literatura

Narciso é um personagem na novela Eu, Cláudio de Robert Graves.

Referências

  • William Smith (1870), Dicionário do grego e Romano Biografia
  • H. H. Scullard (1982), a Partir do Gracchi para o Nero (quinta edição)
  • Anthony Barrett (1999), "Agripina"
  • Mateus Bunson: Enciclopédia do Império Romano. Infobase Publishing, 2009, ISBN 9781438110271, S. 381 (online copy, p. 381, no Google Livros)
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.